Tempo
|
A+ / A-

Casa Comum

"Não renovação do mandato do presidente do Tribunal de Contas reforça autoridade do seu sucessor"

07 out, 2020 - 18:46 • José Pedro Frazão

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do Partido Socialista, estreia-se no programa "Casa Comum" da Renascença a defender a decisão de não recondução de Vitor Caldeira e a sugerir apoios à esquerda e à direita a uma "convergência" em torno do Orçamento e do Plano de Recuperação.

A+ / A-

O número dois do aparelho do PS considera que a não renovação do mandato do presidente do Tribunal de Contas reforça a autoridade do novo titular do cargo. A opinião é de José Luis Carneiro, secretário-geral adjunto do Partido Socialista, no programa "Casa Comum" da Renascença, onde a partir desta semana ocupa a cadeira de Francisco Assis nos debates semanais com o social-democrata Paulo Rangel.

José Luis Carneiro desvaloriza a polémica em torno da substituição de Vitor Caldeira por José Tavares e até deteta um reforço da independência do novo presidente nesta “dança” de cadeiras.

"O pior que poderia acontecer é que aquele que está investido numa ação de escrutínio da ação governativa, por depender da própria proposta da ação do Governo, se sentisse limitado para o exercício dessa função de escrutínio. Este é um bom princípio porque traz clareza, transparência e na percepção da opinião pública de que quem está investido nesta responsabilidade, o juiz José Tavares tem a autoridade reforçada para o escrutínio em relação a todos os órgãos do Estado", afirma José Luís Carneiro no debate desta semana.

O secretário-geral adjunto do PS acentua que a decisão de não recondução está conforme os valores republicanos e recorda que o PS introduziu, no passado, o princípio das limitações dos mandatos em órgãos autárquicos, com um "efeito positivo para a renovação da democracia".


O dirigente socialista, membro do núcleo político restrito de António Costa, não deixa de sublinhar que o Tribunal de Contas não tem estado ao nível do desejado pelo poder político.

"Nem sempre a agilidade e a celeridade do Tribunal de Contas correspondem à necessidade de eficácia política na resposta às necessidades das populações e do conjunto de cidadãos. As críticas formuladas não foram dirigidas ao presidente, mas, por vezes, à demora do Tribunal na emissão dos seus pareceres, que são essenciais para garantir a eficácia política na resposta", sustenta.

José Luis Carneiro debateu a polémica com o social-democrata Paulo Rangel que não tem dúvidas que está em curso "um cerco" socialista às instituições independentes do Estado, anotando que o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no 5 de Outubro, sobre as liberdades na República, também contém esse aviso.

O secretário-geral adjunto do PS prefere acentuar o apelo do Presidente da República ao primado dos interesses gerais sobre os particulares.

"Está a ser claro na mensagem que transmite aos atores políticos com representação parlamentar. Todos, incluindo o Governo, temos que fazer um esforço de convergência política para garantir a aprovação do Orçamento do Estado e para garantirmos a aprovação do plano de recuperação económica e social", analisa José Luis Carneiro na Renascença.

O número dois do aparelho socialista fala num "amplo campo de convergência para um acordo à esquerda", mas abre também a porta a "um diálogo que tem sido feito com outros partidos com especiais responsabilidades".

Carneiro considera que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen expressou em Lisboa apoio aos esforços do Governo português e aproveita para deixar um recado.

"Os que fazem parte da sua família política não podem ficar indiferentes ao apelo, nomeadamente os apoios às próprias empresas, ao lay-off, os apoios à recuperação económica, as moratórias fiscais, os seguros de crédito para as exportações", exemplifica um dos homens de António Costa no núcleo de decisão política no PS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 out, 2020 Lisboa 18:22
    As lérias, a retórica de pólvora seca, as balelas habituais do PS. Tentam atirar poeira para os olhos, enquanto disfarçam com paleio. O tal Tavares substituiu um Juíz incómodo para o PS - apontava demasiado as falhas e não deixava correr o marfim - para ser agora mais fácil deitar a mão aos milhões que aí vêm da UE.

Destaques V+