Tempo
|
A+ / A-

Nagorno-Karabakh. Há 50 mil civis deslocados, dizem separatistas

07 out, 2020 - 13:39 • Lusa

"Entre 70 mil e 75 mil pessoas foram deslocadas e dirigem-se para o interior ou refugiaram-se fora das fronteiras do território", diz fonte separatista. A madrugada foi de intensos combates.

A+ / A-

Uma grande parte da população do Nagorno-Karabakh, entre 70 a 75 mil pessoas, foram deslocadas dos locais onde residem por causa dos combates entre a Arménia e o Azerbaijão, disse à France Presse fonte da região separatista, nesta quarta-feira.

"De acordo com estimativas preliminares, cerca de 50% da população foi deslocada sendo que 90% deste grupo são mulheres e crianças", disse à AFP Artak Belgarin, mediador encarregado das questões de defesa e direitos civis da autoproclamada república do Nagorno-Karabakh, apoiada pelo governo arménio.

"Entre 70 mil e 75 mil pessoas foram deslocadas e dirigem-se para o interior de Artsakh (nome arménio do Nagorno-Karabakh) ou refugiaram-se fora das fronteiras do território", acrescentou.

A região montanhosa do Nagorno-Karabakh é habitada por 140 mil habitantes, 99% arménios.

As autoridades locais e a Arménia acusam o Azerbaijão de terem iniciado os combates no dia 27 de setembro e de estarem agora a atingir a população civil, em particular os habitantes de Stepanakert, a capital onde residem cerca de 50 mil pessoas.

Desde sexta-feira que a cidade é atingida pelos disparos de artilharia do Azerbaijão, sendo que os bombardeamentos se intensificaram durante a última madrugada, tendo os civis procurado refúgio em caves ou mesmo fora da cidade.

Segundo os repórteres da France Presse as sirenes de alerta soam de hora a hora e o abastecimento de energia elétrica foi interrompido e várias casas situadas nas proximidades do edifício do Parlamento foram atingidas pelos bombardeamentos.

Testemunhas afirmam que as forças do Azerbaijão atingiram a zona com "Smertch", foguetes de artilharia de 30 mm fabricados pela ex-União Soviética.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+