Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cabo Delgado. Amnistia Internacional exige fim dos confrontos e investigação independente

07 out, 2020 - 01:48 • Redação

Confrontos já fizeram mais de mil vítimas mortais no norte de Moçambique.

A+ / A-

A organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional (AI) volta a pedir uma investigação independente a crimes contra civis em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

"As violações contra a população devem terminar imediatamente" e "as autoridades moçambicanas devem garantir que nenhum suspeito do crime, incluindo as forças de segurança, fique impune", refere Deprose Muchena, diretor da AI para a África Oriental e Austral.

As autoridades devem lançar "uma investigação independente e imparcial sobre estes graves abusos e, se houver provas suficientes, devem levar os suspeitos a julgamento", acrescentou.

Assinalam-se três anos deste o início dos confrontos na região. Já morreram mais de mil pessoas e há também milhares de deslocados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+