Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Berlim e Frankfurt anunciam recolher obrigatório e novas restrições sociais

06 out, 2020 - 20:53 • Lusa

Na capital alemã, a maior parte das lojas, assim como bares e restaurantes, deverão encerrar entre as 23h00 e as 06h00, a partir de sábado e pelo menos até 31 de outubro.

A+ / A-

Veja também:


As cidades alemãs de Berlim e Frankfurt anunciaram esta terça-feira a imposição de recolher obrigatório e novas restrições aos contactos sociais, face ao preocupante aumento de novos casos de Covid-19 na Alemanha com particular enfoque nesses centros urbanos.

As autoridades de saúde alemãs registaram 2.639 novas infeções em 24 horas, depois de na passada sexta-feira ter sido atingido um novo máximo diário (com 2.673 casos) desde a segunda quinzena de abril.

Na capital alemã, a maior parte das lojas, assim como bares e restaurantes, deverão encerrar entre as 23h00 e as 06h00, a partir de sábado e pelo menos até 31 de outubro, com exceção de farmácias e estações de serviço onde, no entanto, estará proibida a venda de bebidas alcoólicas no período noturno.

O município berlinense determinou ainda que, no mesmo horário, os ajuntamentos ao ar livre não podem exceder as cinco pessoas de dois agregados familiares distintos, embora o limite, durante o dia, se mantenha em 50 pessoas.

Em espaços fechados, o limite baixa de 25 para 10 pessoas, numa medida que visa sobretudo as festas em casa e festas ilegais, que as autoridades consideram como grandes responsáveis pela propagação do novo coronavírus.

Berlim atingiu, nos últimos sete dias, 44,2 novas infeções por 100 mil habitantes e concentra quatro das sete áreas com maior incidência de coronavírus na Alemanha: o bairro governamental de Mitte (com 60,9 infeções por 100 mil habitantes), Friedrichshain-Kreuzberg (com 53,5), Neukölln (com 79,2) e Tempelhof-Schöneberg (54,0).

Ainda antes de Berlim ter anunciado as novas medidas, já o município de Frankfurt tinha decidido implementar um recolher obrigatório entre as 22h00 e as 06h00, a partir de sexta-feira e durante, pelo menos, uma semana, para os estabelecimentos de restauração.

O consumo de bebidas alcoólicas fica também proibido em locais públicos, enquanto nos centros comerciais e principais ruas de comércio será obrigatório o uso de máscara.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+