Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mais de metade dos portugueses não consegue poupar para a reforma

06 out, 2020 - 19:27 • Sandra Afonso

Portugal lidera este ranking, que conta com uma média europeia de 42%, indica o inquérito divulgado esta terça-feira.

A+ / A-

Cinquenta e três por cento dos portugueses gostavam de começar a pôr dinheiro de lado para a reforma, mas não têm capacidade financeira para poupar, segundo um estudo europeu de pensões, realizado pela Insurance Europe.

Portugal lidera este ranking, que conta com uma média europeia de 42%, indica o inquérito divulgado esta terça-feira.

Quase metade, 45% dos inquiridos, diz que não faz poupanças privadas para a reforma, um valor que fica também acima da média da europa, que está nos 43%.

Agora ainda não, mas 35% contam começar a poupar num futuro próximo. Muito acima da média europeia (20%).

Quanto ao tipo de investimento, os portugueses preferem apostas seguras, 76% preferem receber pelo menos o total do valor investido e possivelmente um pouco mais. A nível europeu, esta percentagem baixa para 73%.

Apenas 36% estão dispostos a pagar por uma proteção, caso viva mais anos do que inicialmente esperado. Portugal está no final da tabela neste indicador, abaixo da média (43%).

Este inquérito envolveu dez mil indivíduos, numa dezena de países europeus.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, José Galamba de Oliveira, “os dados, agora apresentados, revelam que existe uma importante apetência dos portugueses em poupar para a reforma”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+