Tempo
|
A+ / A-

Fratelli Tutti

Marcelo diz que encíclica de Francisco é "de uma coragem ilimitada"

04 out, 2020 - 12:22 • Redação

Presidente da República escreve artigo de opinião na publicação "7 Margens", em que diz que a encíclia Fratelli Tutti é a prova de que a Igreja Católica não se acomoda.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa comentou este domingo a a Encíclica Papal "Fratelli Tutti", qualificando-a de "um grito brutal" e, ao mesmo tempo, "a expressão de um poder mobilizador como nenhum dos sucessivos documentos do Papa Francisco".

Num artigo de opinião escrito em exclusivo para o "7 Margens", o PR resume o documento em duas palavras: "De uma coragem ilimitada".

O Presidente diz que é um "grito brutal", porque toma "a inspiração de um encontro com um irmão muçulmano proeminente, ao evocar o exemplo de S. Francisco de Assis e o espírito franciscano, ao recordar a Parábola do Bom Samaritano".

Marcelo Rebelo de Sousa salienta a denuncia "das misérias, as injustiças, as prepotências, os egoísmos, os isolacionismos, as explorações, os individualismos desumanizadores, os populismos fechados e redutores, as barreiras intoleráveis aos direitos das pessoas e dos povos, às migrações, a incompreensão do mundo do trabalho e dos trabalhadores".

O mesmo defende ainda o poder mobilizador da encíclica papal, por apelar à esperança e à luta pela paz contra a guerra.

Por fim, chama a atenção também para a "coragem ilimitada" do documento, que arranca da Fé cristã, "mas se abre a todas as militâncias conscientes dos riscos do tempo presente, no mundo como nas mais diversas nações que o compõem".

Marcelo diz que este escrito do Papa é a prova de que a Igreja Católica "não se acomoda", "não transige com as modas de fechamento e de egocentrismo destes tempos", e que "segue a linha da mensagem radical do Evangelho da opção preferencial pelos deserdados na economia, como na sociedade, como na política".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+