Tempo
|

Portugal ultrapassa as duas mil mortes por Covid-19. A pandemia “pode trazer efeitos devastadores para a sobrevivência da população”

04 out, 2020 - 10:45 • Joana Gonçalves

Para lá das vítimas diretas da doença, o novo coronavírus impôs mudanças estruturais na sociedade portuguesa, que podem estar na origem de mais quatro mil óbitos. Da natalidade, à esperança média de vida, até aos comportamentos das migrações, o impacto da Coivd-19 na dinâmica demográfica portuguesa “é preocupante". Portugal poderá vir a assistir, “num futuro próximo”, “a uma crise laboral, económica e que será necessariamente uma crise social que irá afetar as vidas de todos”, alerta demógrafa.

A+ / A-

Veja também:


Portugal ultrapassou este domingo a barreira das duas mil mortes por Covid-19. Em sete meses, o novo coronavírus vitimou 2005 portugueses, num episódio que pode vir a alterar radicalmente a dinâmica demográfica do país.

Da esperança média de vida à natalidade, o impacto da pandemia supera os números divulgados diariamente no boletim da Direção-Geral da Saúde e pode " trazer efeitos devastadores a nível da sobrevivência da população”.

A região Norte, apessar de não ser a que mais casos de infeção tem, é a que mais mortes por Covid-19 apresenta, logo seguida por Lisboa e Vale do Tejo. Algarve e Açores têm os valores mais baixos de óbitos, só superadas pela Madeira que ainda não registou nehuma vítima mortal.

NÚMERO DE MORTES DIÁRIAS POR COVID-19

Da esperança média de vida à natalidade, o impacto da pandemia supera os números divulgados diariamente no boletim da Direção-Geral da Saúde e pode "trazer efeitos devastadores a nível da sobrevivência da população”.

“É preocupante percebermos o efeito que pode ter na nossa esperança de vida e na nossa longevidade”, alerta Maria Filomena Mendes, especialista em demografia. Para a investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS ) da Universidade de Évora, Portugal poderá vir a assistir, “num futuro próximo”, “a uma crise laboral, económica e que será necessariamente uma crise social que irá afetar as vidas de todos”.

Excesso de mortalidade desde Março

Portugal regista, desde o início da pandemia, quase seis mil mortes a mais, em comparação com igual período de 2019. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em causa está, sobretudo, o acréscimo do número de óbitos de pessoas com 75 ou mais anos.

Se ao aumento de seis mil óbitos retirarmos as 2005 de mortes por Covid*, registados até ao dia de hoje,ficam ainda por explicar cerca de quatro mil mortes.

NÚMERO DE MORTES POR GRUPO ETÁRIO

“Há aqui uma preocupação ligada à mortalidade que é o facto de, devido à pandemia, muitas pessoas terem receio de procurarem os hospitais, de procurarem os médicos e de não valorizarem alguns sintomas que em circunstância normais valorizariam e que, eventualmente, poderiam antecipar uma cura”, explica Maria Filomena Mendes.

Mas o receio da ida ao hospital não é a justificação única para este aumento de mortalidade. O agravamento das condições socio-económicas dos portugueses desempenha, também, um papel fundamental na sua capacidade de sobrevivência.

“Se se agravar a situação económica, pode verificar-se alguma mortalidade provocada não por uma diminuição das condições gerais de saúde, mas das condições gerais de vida e que têm a ver, por exemplo nas épocas em que temos temperaturas extremas de inverno, com problemas de aquecimento nas casas, de conforto, e de alimentação”, esclarece.

O “preocupante efeito da pandemia” na longevidade de uma população “duplamente envelhecida”

Além das pessoas com doenças crónicas ou autoimunes, são os idosos o grupo com maior grau de vulnerabilidade ao novo coronavírus. A taxa de letalidade sobe até ao pico de 17,3%, em Portugal, se considerarmos o grupo etário com 80 ou mais anos.

“Nós somos uma população duplamente envelhecida: no topo da pirâmide etária, porque temos um número de pessoas com idades avançadas muito significativo, e na base da pirâmide porque temos uma diminuição do número de jovens na população, isto é, número de pessoas com idades até aos 15 anos”, adianta a investigadora.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Pordata, Portugal é o terceiro país da União Europeia com maior índice de envelhecimento, precedido apenas da Itália e da Alemanha.

É preocupante percebermos o efeito que [a pandemia] pode ter na nossa esperança de vida e na nossa longevidade, uma situação que vai provocar um aumento da mortalidade dos mais idosos, daqueles que têm idades mais avançadas e que também devido às suas patologias, já crónicas, podem tornar-se os grupos de mais risco em termos da infeção e depois da mortalidade devido á Covid-19”, defende.

É mesmo entre os idosos, com 80 e mais anos, que o número de mortes por Covid-19 se revela maior. Esta faixa etária equivale 67% do total de mortes em Portugal.

Apesar de, até agora, o número de óbitos em Portugal ser relativamente menor ao registado noutros países, Maria Filomena Mendes recusa desvalorizar o impacto que apresenta nas dinâmicas sociais e demográficas do país, “porque são sempre vidas que vão terminar mais cedo do que aquilo que deveriam terminar”.

SITUAÇÃO DA PANDEMIA POR REGIÃO

“Mesmo pessoas com idade avançada e com determinadas patologias crónicas podiam ainda ter mais anos de vida do que aqueles que acabam por ter, devido a esta situação”, acrescenta.

A Covid-19 “tem de certeza efeito” na natalidade

Para lá do possível impacto, mais evidente, na esperança média de vida dos portugueses, a incerteza gerada pela pandemia e pelas medidas de combate à doença tem “de certeza efeito” na evolução da natalidade.

“A evolução da fecundidade está muito condicionada pelas questões da segurança e da incerteza face ao futuro. Questões económicas, questões laborais e não só. E condiciona muito a tomada de decisão de ter um filho ou de não ter, de ter um filho agora ou de ter um filho mais tarde”, explica a autora.

O receio de uma crise económica e de uma crise laboral, “pode fazer com que os jovens casais que ainda se encontrem numa posição que lhes permita adiar a idade com que têm o primeiro filho, optem por adiar, em vez de antecipar o nascimento”.

“Quando existe uma situação como aquela que estamos a viver agora, isso vai refletir-se certamente nessa tomada de decisão. Na decisão de ter filhos, [a incerteza] é extraordinariamente importante”, defende.

Mas há, ainda, um outro fator que desempenha um papel fundamental na evolução da natalidade - os comportamentos das migrações.

Em 2019, cerca de 12% dos bebés nascidos em Portugal pertenciam a mães com nacionalidade estrangeira. “Continuamos a ser um país de emigrantes, mas também recebemos muitos imigrantes e a dinâmica da população é muito sustentada por esta relação. No caso da imigração, ela pode também condicionar, havendo alterações, a própria natalidade. Uma percentagem significativa dos nossos nascimentos são de pais que têm nacionalidade estrangeira.”, afirma a especialista.

“Não sabemos até que ponto, com a pandemia e com toda a nova organização que temos em termos de deslocações e movimentos, também de caráter laboral, não podemos ter aqui um impacto forte no comportamento das migrações”, reforça.

Até lá, a especialista deixa um alerta. “A valorização dos afetos, daquilo que perdemos, é aquilo que nos poderá vir a fazer mais felizes no futuro, quando pudermos voltar a retomar todas estas manifestações de afetividade e de carinho, que agora de certa forma perdemos”.

Em todo o mundo, já morreram mais de um milhão de pessoas vítimas do novo coronavírus, dentro de um universo de infetados de mais de 35 milhões de infetados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 05 out, 2020 00:42
    O gráfico do "Nº Óbitos de residentes em Portugal por algumas causas de morte" está errado. Confiram as fontes: o número de óbitos por acidentes de viação em 2018 foi 641.
  • Ivo Pestana
    04 out, 2020 Funchal 15:05
    Primeiro combater e tratar os doentes, desta doença. Depois logo, se vê. Cada coisa no seu tempo e claro que nada será como antes. Os estudos são necessários e importantes, mas sem alarmismo e desânimo. Há sempre esperança.

Destaques V+