Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Provedoria de Justiça. Linha de apoio ao idoso recebeu mais de 2.340 chamadas

01 out, 2020 - 11:02 • Lusa

As questões mais frequentes estiveram relacionadas com respostas sociais (acesso a centros de dia, apoio domiciliário, estruturas residenciais/lares) e outros serviços de apoio em tempo de pandemia.

A+ / A-

A Linha do Idoso da provedoria de Justiça recebeu este ano mais de 2.340 chamadas, um aumento de 12% relativamente ao período homólogo e que se fez sentir sobretudo durante o estado de emergência decretado por causa da Covid-19.

Os números divulgados pela provedoria de Justiça, quando se assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas, indicam que até finais de setembro foram recebidas 2.348 chamadas nesta linha de apoio, mais 283 do que no mesmo período do ano passado.

A título de comparação, entre os mesmos períodos de 2018 e de 2019 a provedoria tinha registado um crescimento de 7,5% nos pedidos de apoio através desta linha telefónica.

"O aumento do número de chamadas verificou-se, sobretudo, nos meses de março, abril e maio, coincidindo com o estado de emergência inicialmente decretado no contexto da pandemia", refere a nota da Provedoria de Justiça.

As questões mais frequentemente dirigidas à Linha do Idoso estiveram relacionadas com respostas sociais (acesso a centros de dia, apoio domiciliário, estruturas residenciais/lares) e outros serviços de apoio, tendo justificado um total de 473 chamadas.

Outros temas que originaram os pedidos de apoio foram os relacionados com a saúde (276 chamadas), maus-tratos/negligência dirigidos aos mais velhos (229), dificuldades sentidas junto aos serviços públicos (223), pensões (203 chamadas) e prestações sociais (193 chamadas).

"Desde 16 de março, data em que o Governo decretou as primeiras restrições no contexto de controlo da pandemia, foram recebidas 394 chamadas (cerca de 17% do total recebido durante este período) diretamente relacionadas com a covid-19 e, em particular, com os constrangimentos na vida dos cidadãos mais velhos", refere.

A provedoria de Justiça acrescenta que "estas chamadas referiram-se, por exemplo, ao regime de justificação de faltas para cuidar de idoso dependente; às novas formas de recebimento das pensões; a dificuldades de acesso a serviços de saúde; às condições de acesso a prestações sociais e a serviços de apoio; a dificuldades de contacto com diversos serviços públicos ou, ainda, às limitações dos contactos dos familiares com os idosos institucionalizados e, posteriormente, às condições que enquadraram o restabelecimento das visitas".

A Linha do Cidadão Idoso - 800 20 35 31 - é uma linha telefónica gratuita especialmente vocacionada para os problemas da população com uma idade mais avançada, prestando informações sobre os direitos e apoios que assistem aos mais velhos, nomeadamente em áreas como a saúde, segurança social, habitação, equipamentos e serviços.

O Dia Internacional das Pessoas Idosas, que hoje se assinala, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 14 de dezembro de 1990.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+