Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU vai mediar discussões entre Líbano e Israel sobre fronteiras em disputa

01 out, 2020 - 19:16 • Lusa

As negociações "têm por objetivo ajudar no desenvolvimento dos recursos naturais para todos os povos da região".

A+ / A-

O Líbano e Israel vão negociar as suas fronteiras marítimas e terrestres em disputa, sob mediação da ONU, anunciou esta quinta-feira o presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, uma informação já confirmada pelo Governo israelita.

"Em relação à questão das fronteiras marítimas, as reuniões decorrerão de modo contínuo nas instalações das Nações Unidas em Naqura", sul do Líbano, "sob patrocínio do gabinete do coordenador especial da ONU para o Líbano", disse Berri numa conferência de imprensa.

Segundo um comunicado do gabinete do ministro da Energia israelita, Yuval Steinitz, as "discussões diretas" realizar-se-ão após a festa judaica de Sucot, ou dos Tabernáculos, que este ano termina a 10 de outubro.

As negociações entre os dois países "têm por objetivo ajudar no desenvolvimento dos recursos naturais para todos os povos da região", adianta o comunicado.

Em 2018, o Líbano assinou um primeiro contrato de prospeção de petróleo e gás nas suas águas territoriais, nomeadamente numa zona disputada por Israel.

Berri disse ainda que as duas partes pediram aos Estados Unidos para "desempenhar o papel de mediador e facilitador da delimitação das fronteiras marítimas", o que foi aceite por Washington.

De acordo com Steinitz, trata-se da primeira vez em 30 anos que vão ocorrer negociações civis entre Israel e o Líbano, após dois anos de contactos indiretos através da administração norte-americana.

Os dois países vizinhos continuam tecnicamente em estado de guerra e uma força de paz da ONU vigia a fronteira no sul do Líbano e assegura a aplicação da resolução 1701 do Conselho de Segurança, aprovada após a guerra de 2006 entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah, para prevenir um novo conflito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+