Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia diz que não vai tolerar "provocações da Turquia" no Mediterrâneo

01 out, 2020 - 19:10 • Lusa

Aquece o conflito sobre a delimitação de zonas de exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo. "Chegou a hora de a Europa discutir com coragem e sinceridade o tipo de relacionamento que realmente deseja ter com a Turquia."

A+ / A-

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse esta quinta-feira que não vai tolerar "as provocações da Turquia", referindo-se ao conflito sobre a delimitação de zonas de exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo.

"Chegou a hora de a Europa discutir com coragem e sinceridade o tipo de relacionamento que realmente deseja ter com a Turquia", disse Mitsotakis, ao chegar ao Conselho Europeu, que decorre hoje e sexta-feira, em Bruxelas.

"Uma coisa é certa: as provocações da Turquia, seja pelas suas ações unilaterais ou pela sua retórica radical, não podem mais ser toleradas", assegurou o chefe de Governo grego, que tem pedido o envolvimento da União Europeia (UE) na resolução desta disputa no Mediterrâneo oriental.

Mitsotakis disse ainda que a Grécia está empenhada em resolver os diferendos com a Turquia através do diálogo, com base no direito internacional, em espírito de boa vizinhança e sem ações unilaterais, pedindo à Turquia que faça o mesmo.

"Se pelo contrário, a Turquia optar pela tensão, a União Europeia acabará por a sancionar", disse o líder grego.

Grécia e Chipre querem que a UE imponha sanções à Turquia por ter realizado explorações sísmicas em áreas que a Turquia afirma ser uma zona económica exclusiva, mas que se sobrepõem àquelas que os dois países europeus consideram ser de sua jurisdição.

No entanto, o desejo de sanções por parte de Atenas e Nicósia não é partilhado pela maioria dos estados-membros, incluindo a Alemanha, que tem feito esforços diplomáticos para encontrar uma solução negocial.

A chanceler alemã, Angela Merkel disse hoje que "a relação com a Turquia é complexa" e que a UE deve tentar "resolver as tensões (no Mediterrâneo oriental) de forma pacífica", mantendo uma "relação construtiva com Ancara".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+