Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD

Rio denuncia "falhas gravíssimas" na resposta aos doentes não-Covid

30 set, 2020 - 13:44 • Lusa

“Desde março, o SNS está totalmente focado na Covid e foi desleixando tudo o mais”, causando “efeitos dramáticos”, critica o líder social-democrata.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do PSD acusa o Governo de passividade na resposta a todos os outros doentes para lá dos atingidos pela Covid-19 e promete uma iniciativa política “mais incisiva” do seu partido nesta matéria.

“Eu não consigo entender sinceramente como é que, em primeiro lugar, o Ministério da Saúde assiste a isto passivamente e como é que o Governo como um todo e o primeiro-ministro em particular assiste a um Ministério da Saúde que não reage a estas situações”, criticou Rui Rio nesta quarta-feira, no final de uma audiência com a APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), na sede nacional do PSD.

Tendo ao lado o coordenador e a vice-coordenadora do Conselho Estratégico Nacional do PSD para a saúde (António Araújo e Guilhermina Rego) e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite, o presidente social-democrata manifestou a sua preocupação com a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos doentes extra Covid.

“Temos consciência clara que, desde março, o SNS está totalmente focado na Covid e foi desleixando tudo o mais”, disse, considerando que esta estratégia teve “resultados dramáticos” como o aumento do número de consultas e cirurgias adiadas e até o aumento da mortalidade em Portugal que não resultou da pandemia.

O líder do PSD disse temer que a situação se possa agravar nos próximos meses se o Governo “não cuidar de organizar o Sistema Nacional de Saúde, com o apoio da área social e privada”.

Vamos começar a tratar este tema de forma mais incisiva, porque é realmente dos que mais poderá estar a prejudicar os portugueses”, afirmou, considerando que já há “falhas gravíssimas” atualmente.

Questionado o que irá o PSD fazer em concreto nesta área, Rio disse que poderá passar por tudo o que estiver ao alcance do partido para que o Governo “altere a sua postura”.

“Podem ser visitas, podem ser iniciativas no quadro da Assembleia da República. Eu não estou em cada canto a dizer mal do Governo só porque sou oposição, mas quando as coisas são sérias tenho obrigação de usar a credibilidade que posso ter adquirido para dizer mal quando está mesmo mal. E aqui está mesmo mal”, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ocioso Augustus
    30 set, 2020 15:54
    Que descaramento!
  • Ivo Pestana
    30 set, 2020 Funchal 14:52
    Compreendo o papel do Dr. Rui Rio, mas também muitas pessoas não vão aos Centros de Saúde, por medo da Covid19. Outros até medo têm de sair de casa. Nestas coisas, em pandemia, não há milagres.

Destaques V+