Tempo
|
A+ / A-

Depressão "Alex" traz frio, chuva e ventos fortes até sexta-feira

30 set, 2020 - 19:55 • Redação

IPMA revela que Centro e Norte deverão ser as regiões mais afetadas pela passagem da tempestade.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou, esta quarta-feira, para a entrada da depressão "Alex" em Portugal, a partir de quinta-feira. Todos os distritos acima de Lisboa estarão em aviso amarelo na sexta-feira.

Em comunicado, o IPMA explica que o fenómeno meteorológico, que possui "um cavamento explosivo", tem entrada em Portugal prevista para as 22h00 de quinta-feira e deverá permanecer até ao final de sexta-feira. Os efeitos serão essencialmente sentidos através de rajadas de vento até aos 75 quilómetros por hora junto ao litoral e até 110 km/h nas terras altas.

A partir do final da tarde de quinta-feira, espera-se precipitação intensa nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Na sexta-feira, prevê-se, também, uma descida de temperatura, em especial da máxima: irá variar aproximadamente entre 12 e 18 graus celsius nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18 e 25 graus a sul.

"Espera-se um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental, em particular entre o início da manhã de dia 2 e a madrugada de dia 3, em especial a norte com cabo Raso, onde a altura significativa das ondas poderá atingir 4 a 5 metros", acrescenta o IPMA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+