Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais EUA

Patrocinador dos debates presidenciais altera regras após primeiro duelo Trump-Biden

30 set, 2020 - 19:09 • Joana Azevedo Viana com Reuters

Comissão quer que próximos debates entre o Presidente republicano, Donald Trump, e o rival democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden, aconteçam "de forma mais ordeira" e promete anunciar novo formato em breve. O segundo e penúltimo frente a frente acontece dentro de duas semanas.

A+ / A-
Trump e Biden no primeiro frente a frente: o essencial do caótico debate
Trump e Biden no primeiro frente a frente: o essencial do caótico debate

O grupo que patrocina e gere os debates dos candidatos à presidência dos EUA anunciou esta quarta-feira que vai alterar as regras para "garantir uma discussão mais ordeira" após o primeiro frente a frente entre Trump e o democrata Joe Biden, uma hora e meia de discussão caótica, com mais de uma centena de interrupções, sobretudo da parte do republicano.

"O debate de ontem à noite deixou claro que é preciso adicionar uma estrutura ao formato dos restantes debates, para garantir uma discussão mais ordeira dos tópicos", adiantou a Comissão para os Debates Presidenciais (CPD, na sigla inglesa) em comunicado. "A CPD vai avaliar cuidadosamente as alterações que serão adotadas e anunciará essas medidas em breve."

No debate desta madrugada, o moderador Chris Wallace, da Fox News, viu-se obrigado a interromper várias vezes a discussão face a constantes interrupções nos tempos delimitados para cada candidato responder às suas questões.

Ao longo de hora e meia, o jornalista relembrou mais do que uma vez as "regras com que ambas as campanhas concordaram" para que o debate acontecesse: o moderador faz uma pergunta, cada candidato tem dois minutos certos para responder e só depois se passa a um debate mais aprofundado sobre cada tópico.

No primeiro dos três debates presidenciais antes das eleições de 3 de novembro, Trump disse várias coisas que não correspondem à verdade, atacou o rival democrata e um dos seus filhos, recusou-se a condenar publicamente milícias de extrema-direita -- dizendo a uma em particular para "recuar e aguardar" -- e voltou a manifestar a intenção de declarar as eleições fraudulentas caso Biden conquiste mais votos do que ele.

"Isto não vai acabar bem", avisou.

Biden, ex-vice-presidente nos mandatos de Barack Obama, tentou alertar para algumas das mentiras do rival e evitar contra-atacar, mas acabou por ficar cada vez mais nervoso ao ponto de mandar Trump calar-se e de lhe chamar "palhaço".

Claramente focado nos eleitores que não sabem quem escolher no próximo mês, olhou várias vezes para as câmaras falando diretamente aos norte-americanos, pedindo-lhes que escolham em consciência e que não cedam à pressão e chantagem de Trump. "Vocês têm o controlo para definir o que acontece neste país nos próximos quatro anos: vai haver mudanças ou vamos ter mais quatro anos das mentiras dele?"

Depois do primeiro debate em Cleveland, no Ohio, Trump e Biden defrontam-se novamente a 15 de outubro em Miami, na Flórida, e novamente a 22 de outubro, em Nashville, no Tennessee.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+