Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Debate presidencial EUA - 30/09/2020

Jacinto Lucas Pires

Caos no debate foi “estratégia de Trump”, mas foi ele “quem perdeu mais”

30 set, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores da Renascença analisam debate entre os candidatos às eleições presidenciais nos Estados Unidos e olham ainda para os apoios aos candidatos às presidenciais portuguesas.

O comentador da Renascença Jacinto Lucas Pires considera que o tom do debate presidencial da última noite, nos Estados Unidos, foi uma estratégia de Donald Trump, mas que foi também o ainda presidente quem mais perdeu.

“Foi a estratégia de Trump criar o caos, uma espécie de terrorismo verbal, falar por cima de Biden”, diz Lucas Pires, acrescentado que “Biden tentou a única coisa possível que era, de vez em quando, falar para a frente, para a câmara, falar diretamente para as pessoas e tentar ignora aquele presidente verbalmente terrorista”.

Jacinto Lucas Pires considera, no entanto, que foi Trump quem saiu mais prejudicado. “Trump era quem precisava mais de ganhar e nesse sentido foi quem perdeu mais.”

Já Henrique Raposo afirma que o mais grave do debate foi “o piscar de olho de Trump” aos grupos de extrema direita.

Considera que há possibilidade real de se assistir a “uma espécie de terrorismo branco”, ou seja, “grupos de extrema direita que estão armados até aos dentes e que viram no primeiro debate presidencial o senhor que está na Casa Branca a piscar-lhes o olho”.

Do outro lado da barricada, diz Raposo, está “a extrema esquerda que está a fazer imenso tumultos em varias cidades a reboque da causa justa do antirracismo, também armada até aos dentes”.

“Há um barril de pólvora gigantesco que se o Trump perder e não reconhecer no próprio dia ou no dia a seguir a derrota vamos entrar num território sem mapa onde a violência está em roda livre”, remata.

Os comentadores da Renascença falaram ainda sobre as presidenciais portuguesas e a tomada de posição de Augusto Santos Silva sobre o apoio ou não do PS à candidata Ana Gomes.

Jacinto Lucas Pires aplaude a disponibilidade de Ana Gomes para estar nesta corrida e diz que a mera existência desta candidata pôs “o PS a pensar e a ter de fazer escolhas claras”.

Já Henrique Raposo diz que “este centrão – PS, PSD, Marcelo, Costa – é péssimo para a democracia, porque cria um centrão, com toda a carga negativa que isso implica, que alimenta os extremos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.