Tempo
|
A+ / A-

DGS

Graça Freitas. Público nos jogos da seleção "são testes para avaliar comportamento"

30 set, 2020 - 14:28

Diretora-geral da Saúde esclarece que mediante a avaliação dos dois jogos, adeptos poderão voltar aos estádios nos jogos dos clubes.

A+ / A-

Veja também:


Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, esclareceu que os jogos da seleção nacional com público nas bancadas, nos próximos dias 7 e 14 de outubro, contra Espanha e Suécia, respetivamente, são "projetos piloto" para o regresso dos adeptos aos estádios nas restantes competições.

Em conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia Covid-19 em Portugal, Graça Freitas explica que o regresso dos adeptos aos estádios está dependente do comportamento do público nestes dois jogos.

"Vamos fazer estes dois projetos piloto. Vamos testar e experimentar para ver se resulta. Vamos ver o comportamento à chegada e saída e testar os circuitos. É um teste para perceber comportamento das pessoas. É uma evolução natural. Depois vamos ver, a avaliação será importantíssima. Não há conclusões antes dos projetos", explica.

A diretora-geral da Saúde explica que foram escolhidos jogos da seleção por serem considerados "de menor risco", em comparação a jogos de clubes.

"Os jogos da seleção são considerados jogos de menor risco. Dia 7 de outubro, em Alvalade, teremos 5% da lotação e, uma semana depois, aumentamos para 10% no jogo oficial. Vamos ver como corre", diz.

Mediante a avaliação, Graça Freitas prevê a realização de um "terceiro piloto para depois entrar em modo de produção", ou seja, a abertura gradual dos estádios aos adeptos dos clubes.

Até à data, a prioridade da DGS estava na reabertura das escolas e no impacto que poderia ter nos números da pandemia no país, daí a nega à presença de adeptos nos jogos do Benfica, Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira: "A prioridade eram as escolas e o comportamento desta dinâmica. Não estava prevista a existência de público nos estádios. E por isso é que Benfica e Vitória não tiveram público".

Santa Clara foi decisão da autoridade regional

Marta Temido, ministra da Saúde, fez questão ainda de esclarecer que a presença de mil adeptos no jogo entre Santa Clara e Gil Vicente, neste fim-de-semana, foi da responsabilidade da Secretaria Regional de Saúde dos Açores, com autonomia própria.

"A questão do Santa Clara não nos é dirigida. O jogo envolve uma equipa dos Açores e realiza-se na Região Autónoma dos Açores e isso insere-se na esfera de decisão regional", termina.

O Santa Clara-Gil Vicente, que será o primeiro jogo dos campeonatos profissionais com público, está marcado para sábado, dia 3 de outubro, às 16h00, no Estádio de São Miguel.

Portugal regista mais 825 casos e oito mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira. Não havia tantos doentes internados desde 16 de maio.

Desde a chegada da pandemia, o país soma um total de 1.971 óbitos e 75.542 casos confirmados do novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+