Tempo
|
A+ / A-

I Liga

Diretor regional do Desporto dos Açores garante público no Santa Clara-Gil Vicente

29 set, 2020 - 12:45 • José Barata

António da Silva Gomes dá como garantida a presença de adeptos nas bancadas no jogo da terceira jornada do campeonato, uma vez que a autoridade de saúde local já aprovou a presença de público em recintos desportivos. A decisão está agora nas mãos da Liga Portugal.

A+ / A-

O diretor regional do Desporto dos Açores, António da Silva Gomes, dá como garantida, em declarações a Bola Branca, a presença de adeptos nas bancadas no jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente para terceira jornada do campeonato, como pretendido pela Liga.

Será o primeiro jogo do futebol profissional com público nas bancadas, desde o momento em que as competições foram suspensas em março, devido à pandemia de Covid-19. A I Liga, entretanto, foi retomada, com a realização das dez jornadas em falta da temporada passada, mas sempre à porta fechada, tal como sucede na época em curso.

A Liga Portugal enviou uma proposta à Direção Regional de Saúde dos Açores, no sentido de autorizar a presença de público no jogo agendado para o próximo sábado em Ponta Delgada. O jogo deverá ter mil espectadores e dá-se como referência a circular informativa da Direção Regional de Saúde que autoriza a presença de público nos recintos desportivos dos Açores até 10% da lotação.

Tudo pronto para abrir as portas do Estádio de São Miguel

O diretor regional do Desporto dos Açores garante que o Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, está pronto para receber jogos com adeptos, que o Santa Clara está a ultimar o plano de contingência e a menos que a Liga recue, o jogo vai ter público nas bancadas.

“Estou convicto de que deve haver público, só se a Liga optar por não o fazer. O estádio tem condições e está preparado. O Santa Clara está a tratar dos pormenores do seu plano de contingência, que lhe cabe ter preparado. A instalação, que é propriedade do Governo e foi alvo de vistorias por parte da Autoridade de Saúde Regional, está pronta para acolher o público e os jogos, é apenas uma questão de reunir as vontades por parte da Liga e não da parte do Governo dos Açores”, destaca.

António da Silva Gomes lembra que os Açores têm autonomia própria e, por isso, se a normalidade prevalecer, o Santa Clara-Gil Vicente terá adeptos nas bancadas.

"A partir do momento que a Autoridade de Saúde Regional permite público em todas as competições nos Açores, essa opção de não haver público passa apenas a recair sobre a entidade organizadora do jogo, não sobre o próprio clube. Se não houve jogo ainda com espectadores é porque a Liga optou por não o fazer", disse, nesta entrevista à Renascença, antes de dar o exemplo da primeira partida realizada no território.

"Felizmente a Federação Portuguesa de Futebol, no primeiro jogo que foi feito nos Açores, optou que houvesse público, assim como outras Federações já permitiram que houvesse público, porque não faz sentido que não o façam, uma vez que a Região Autónoma tendo competências próprias e tendo Autoridade de Saúde própria, e essa Autoridade permitindo que existe assistência no jogo, o que é normal é que haja”, afirma.

Sobre a possibilidade da realização de um jogo da I Liga com adeptos nos Açores poder servir de lançamento para que o mesmo aconteça no Continente e na Madeira, o diretor regional do Desporto dos Açores considera que se devem respeitar aspetos que considera fundamentais: a situação epidemiológica e as decisões das autoridades de saúde.

“Tal como compete às outras regiões do país respeitarem a autonomia dos Açores, também a Região Autónoma dos Açores deve respeitar aquilo que são as decisões do Governo da República. A condição pandémica não é a mesma no território continental, que é nos Açores. A Autoridade de Saúde Nacional saberá certamente decidir aquilo que é o melhor para a população do território continental. Há que respeitar as respetivas Autoridades de Saúde", conclui.

O Santa Clara-Gil Vicente está marcado para sábado, dia 3 de outubro, às 16h00, no Estádio de São Miguel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+