Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra da Saúde: Suspender visitas a lares e hospitais será a "última solução"

28 set, 2020 - 18:33 • Redação

“Temos sempre essa possibilidade, mas também sabemos que o cancelamento de visitas em estruturas residenciais para idosos e unidades hospitalares é bastante penoso para quem está isolado", afirma Marta Temido.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, admite voltar a suspender as visitas a hospitais e lares de terceira idade devido a surtos de Covid-19.

De visita à Casa do Artista, em Lisboa, onde acompanhou uma ação de vacinação contra a gripe sazonal, Marta Temido garante que essa será sempre uma última solução.

“Temos sempre essa possibilidade, mas também sabemos que o cancelamento de visitas em estruturas residenciais para idosos e unidades hospitalares é bastante penoso para quem está isolado. Portanto, procuramos o mais possível que essa seja a última solução”, disse a ministra da Saúde.

A primeira fase de vacinação contra a gripe sazonal arrancou esta segunda-feira, começando a ser administrada nas faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas.


A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, disse esta segunda-feira que a vacinação nos lares para a gripe sazonal não pode ser feita toda de um dia para o outro. Questionada se os utentes dos lares não deviam ser todos vacinados no imediato, afirmou que é um processo complexo que se vai arrastar por algum tempo.

"É normal que os lares não estejam todos vacinados", referiu. As pessoas abrangidas pela primeira fase de vacinação, disse, “não são vacinadas todas no mesmo dia”. O método é feito através de agendamentos, sobretudo nos lares e unidades de cuidados continuados, onde a logística é “mais complexa”.

Sucedem-se os focos de Covid-19 em lares e hospitais portugueses. Esta segunda-feira, o Hospital de Beja encerrou a urgência de ginecologia e obstetrícia por falta de médicos, após a confirmação de 30 casos da doença. O Hospital de Leiria confirmou cinco infeções.

Cinquenta dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento (Santarém), testaram positivo à Covid-19, havendo ainda 18 funcionários infetados, num agravamento de um surto detetado no passado dia 10, disse hoje o presidente do município.

O número de pessoas infetadas com Covid-19 na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, subiu para 24, disse hoje o vereador da Saúde da Câmara Municipal, Eduardo Quinta Nova.

Foram registadas mais quatro mortes e 425 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal atinge o maior número de casos ativos desde o início da pandemia.

Desde a chegada da doença ao país, no início de março, estão confirmados 1.957 óbitos e 74.029 infeções pelo novo coronavírus.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+