Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Há três novas entradas na lista e Lisboa regista maior aumento de casos

28 set, 2020 - 14:25 • Joana Gonçalves

Avis, Marvão e Vila Nova de Paiva juntam-se à lista da DGS. Os municípios de Lisboa, Sintra, Loures, Cascais, Guimarães e Amadora registam o maior aumento de novos casos nos últimos setes dias. Apenas 28 concelhos permanecem livres de Covid-19, em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


O boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que Lisboa (+467), Sintra (+339), Loures (+179), Cascais (+156), Guimarães (+129) e Amadora (+124) são os municípios com maior aumento de infeções, nos últimos setes dias.

De acordo com o mesmo documento, Loures e Amadora ultrapassam os três mil infetados e Cascais supera a barreira dos dois mil casos. Do total de concelhos, 209, isto é 69%, registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19, nos últimos sete dias.

Avis (4) e Marvão (3), no distrito de Portalegre, e Vila Nova de Paiva (3), no distrito de Viseu, juntam-se à lista da DGS.

Há, neste momento, 280 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19, o que representa 91% do total de municípios do país.

Melgaço, Campo Maior e Aljustrel registam um decréscimo no número de casos confirmados.

A DGS optou por suspender a atualização diária da caracterização demográfica dos casos confirmados, que passou a ser alvo de uma revisão semanal, publicada à segunda-feira.

Os dados divulgados, dão conta de apenas 90% do total de casos, registado em Portugal. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica

Lisboa continua a ocupar o topo da tabela com um total de 6.517 infetados com o novo coronavírus, seguido de Sintra (5.441), Loures (3.092) e Amadora (3.038).

Foram registadas mais quatro mortes e 425 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal atinge o maior número de casos ativos desde o início da pandemia.

Desde a chegada da doença ao país, no início de março, estão confirmados 1.957 óbitos e 74.029 infeções pelo novo coronavírus.

Portugal tem agora 24.188 casos ativos da doença, são mais 184 do que no domingo. É o maior número de casos ativos desde o início da pandemia.

O número de pessoas internadas com Covid-19 é agora de 659, mais 24 em relação ao dia anterior. Há mais nove doentes em cuidados intensivos, num total de 98.

O número de recuperados nas últimas 24 horas é de 184 e há mais de 44 mil pessoas em vigilância, menos 103 em comparação com o balanço anterior.

Numa análise por regiões, Lisboa e Vale do Tejo (LVT) regista 188 casos e uma morte nas últimas 24 horas e o Norte 168 novas infeções e três óbitos.

A região Centro soma 43 casos, o Alentejo sete e o Algarve mais 19. Açores e Madeira não registam qualquer nova infeção, indica a DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+