Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Covid-19. Cartão de localização de passageiros dos aviões passa a ser digital em outubro

28 set, 2020 - 15:16 • Cristina Nascimento

Documento entrou em vigor quando os aeroportos e as companhias aéreas retomaram a atividade, após o período de confinamento. Este cartão permite rastrear possíveis casos de Covid-19, depois de um passageiro, após a viagem, testar positivo para a doença.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que a partir de 2 de outubro o cartão de localização de passageiros dos aviões passa a ser digital.

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia, Lacerda Sales explicou que, numa primeira fase, esse cartão digital vai funcionar em simultâneo com a versão em papel e que, a partir de 9 de outubro, passa a ser exclusivamente digital.

O cartão de localização de passageiros entrou em vigor quando os aeroportos e as companhias aéreas retomaram a atividade, após o período de confinamento. Este cartão permite rastrear possíveis casos de Covid-19, depois de um passageiro, após a viagem, testar positivo para a doença.

Lacerda Sales fez o anúncio sobre a alteração deste sistema de informação quando foi questionado sobre um ajuntamento de quase 1.500 pessoas que neste fim de semana chegaram quase em simultâneo ao aeroporto de Lisboa e que tiveram de aguardar numa fila de espera, sem o distanciamento físico aconselhado pelas autoridades de saúde.

O governante lamentou a situação que disse esperar ter sido “meramente pontual que não é recomendável sob o ponto de vista de saúde pública”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+