Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Donald Trump não pagou imposto sobre rendimentos em dez dos últimos 15 anos

28 set, 2020 - 01:18 • Ricardo Vieira com agências

Em 2016, quando foi eleito Presidente dos Estados Unidos, Trump pagou apenas 750 dólares em IRS, o equivalente a 645 euros, revela uma investigação do jornal "The New York Times".

A+ / A-

Nos últimos 15 anos, Donald Trump não pagou impostos sobre rendimentos em dez, revela o “The New York Times”.

O jornal teve acesso a mais de 20 anos de declarações de IRS do Presidente norte-americano e utiliza a palavra “alquimia” para descrever a forma como Trump escapa ao pagamento de impostos federais.

Em 2016, quando foi eleito Presidente dos Estados Unidos, pagou apenas 750 dólares em impostos, o equivalente a 645 euros. No ano seguinte, a fatura de IRS foi idêntica.

As declarações a que o jornal teve acesso – que não incluem 2018 e 2019 - mostram que, durante dez anos, o antigo magnata do imobiliário reportou perdas superiores aos ganhos anuais e não pagou IRS.

“As suas declarações de IRS mostram um homem de negócios que fatura centenas de milhões de dólares por ano, mas acumula perdas crónicas que emprega agressivamente para evitar pagar impostos”, escreve o “The New York Times”.

A investigação descobriu que as principais propriedades de Trump, como os seus campos de golfe e um hotel junto à Casa Branca, em Washington, acumulam prejuízos.

O Presidente, que ganhou fama internacional com o programa de televisão "O Aprendiz", em que despedia e promovia jovens gestores, reportou perdas de 315 milhões de dólares nos seus campos de golfe, desde 2000. O hotel inaugurado em 2016, no coração da capital norte-americana, regista 55 milhões de dólares em prejuízos.

Em 2010, Trump pediu e conseguiu um reembolso fiscal de 73 milhões de dólares, o equivalente a todo o imposto sobre rendimentos pago entre 2005 e 2008, mais juros. O Fisco reclama agora a devolução desse valor e mais, num total de 100 milhões de dólares.

O "New York Times" descobriu que a parte de leão dos rendimentos de Trump são receitas conseguidas com o programa "O Aprendiz", em que arrecadou 427,4 milhões de dólares, entre 2004 e 2018. Direitos de licenciamento e patrocínios representam outra parte relevante da receita.

De acordo com a investigação, o Presidente norte-americano tem de pagar 421 milhões de dólares em empréstimos, nos próximos quatro anos.

Alan Garten, advogado do grupo de Trump, disse ao jornal que "a maioria dos factos, se não todos, parecem estar incorretos".

Alega que o Presidente "pagou dezenas de milhões de dólares em impostos pessoais ao governo federal, incluindo o pagamento de milhões em impostos pessoais desde que anunciou a sua candidatura em 2015".

O “The New York Times” refere que ao utilizar a expressão “impostos pessoais”, o advogado Alan Garten parece estar a confundir impostos sobre rendimentos com pagamentos à Segurança Social, ao sistema de saúde Medicare e dos seus funcionários.

Ao contrário dos outros presidentes norte-americanos, Donald Trump recusou divulgar o registo da sua relação com as Finanças quando chegou à Casa Branca e o caso corre nos tribunais.

A investigação do o “The New York Times” é revelada a pouco mais de um mês das eleições presidenciais de 3 de novembro, em que Trump defronta o democrata Joe Biden.

O jornal promete mais revelações ao longo das próximas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Manta
    28 set, 2020 TOCHA 17:38
    Fui empresario nos E.U.A e nao li nenhuma ilegalidade cometida pelo Presidente Trump ..Claro e politica....
  • J M
    28 set, 2020 Seixal 15:18
    Deve ter estagiado em Portugal.

Destaques V+