Tempo
|
A+ / A-

Presidente recebeu governador do Banco de Portugal (a pedido do próprio Centeno)

28 set, 2020 - 22:33 • Lusa

Na nota de um parágrafo divulgada no site da presidência, nada é referido quanto aos assuntos na agenda deste encontro.

A+ / A-

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio de Belém, em Lisboa, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, a pedido deste, divulgou a Presidência da República.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta tarde no Palácio de Belém a pedido deste, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Nesta nota de um parágrafo, nada é referido quanto aos assuntos na agenda deste encontro.

Mário Centeno foi nomeado governador do Banco de Portugal pelo atual Governo no dia 16 de julho, um mês depois de ter deixado, a seu pedido, o cargo de ministro de Estado e das Finanças.

Iniciou funções como governador do Banco de Portugal no dia 20 de julho, sucedendo a Carlos Costa.

Em maio, questionado sobre a possibilidade de Mário Centeno vir a transitar diretamente das Finanças para governador do Banco de Portugal, o Presidente da República disse não ver nisso um problema no plano ético-político e recordou casos semelhantes do passado.

Em junho, quando aceitou a exoneração de Mário Centeno de ministro de Estado e das Finanças, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a forma como este exerceu funções governativas, considerando que a sua gestão das contas públicas nos últimos anos "fica para a história".

Sobre a sua saída do Governo naquele momento, o chefe de Estado salientou que "em democracia as pessoas são livres e, sendo livres, escolhem em cada momento aquilo que entendem que é a melhor decisão da ótica do interesse pessoal e do interesse coletivo, da sua visão do interesse coletivo".

"Respeito integralmente, em todas as circunstâncias as opções daqueles que, na política, na economia, na sociedade, no trabalho, decidem as suas vidas e decidem mudar de ciclo de vida", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+