Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Governo anuncia novo "lay-off" para empresas com "perdas mais significativas"

28 set, 2020 - 19:15 • Redação

Governo flexibiliza programa de apoio à retoma progressiva das empresas e vai comparticipar descontos promovidos pelos setores do turismo, restauração, cultura e transportes.

A+ / A-

Veja também:


O apoio à retoma progressiva vai permitir suspender contratos de trabalho, aproximando este regime do "lay-off" simplificado, anunciou esta segunda o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“O regime de apoio à retoma progressiva baseava-se na ideia de que os trabalhadores teriam alguma ocupação necessária em função de uma procura mais diminuta. Há setores e empresas com perdas muito significativas onde a procura que justifique, sequer, a ocupação parcial não existe. Portanto, o regime de apoio à retoma progressiva será flexibilizado para que aquelas empresas que têm perdas mais significativas possam ter a redução total da sua capacidade de trabalho”, disse o governante.

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital falava durante a 5.ª Cimeira do Turismo Português, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Na sua intervenção, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal apelou ao Governo que não acabe com o "lay-off" simplificado. Francisco Calheiros alerta para aquilo que pode ser um "erro estratégico", com o fim da medida.

"O Governo esteve bem no início desta crise, com o lançamento de medidas eficazes, como o "lay-off" simplificado, mas inexplicavelmente vai abandoná-lo. Em nossa opinião, não pode nem deve fazê-lo. É um erro estratégico. Não podemos calibrar instrumentos de apoio à manutenção do emprego alterando os vigentes quando a crise ainda não terminou nem ninguém pode afirmar quando vai terminar", afirmou Francisco Calheiros.

Governo vai comparticipar descontos em vários setores

A partir de 5 de outubro, o Estado vai comparticipar descontos promovidos pelos setores do turismo e restauração, anunciou também Pedro Siza Vieira. A medida será estendida aos setores da cultura e transportes.

"Já a partir de 5 de outubro teremos um esquema de acordo com estes setores de atividade – alojamento, restauração, animação turística, cultura e transportes – que permitirá que os operadores económicos que ofereçam descontos aos clientes, em montantes que sejam tabelados, possam igualmente beneficiar de uma comparticipação pública do valor desse desconto", afirmou o ministro no discurso de encerramento da V Cimeira do Turismo Português.

Siza Vieira avança também com um programa de apoio a eventos e espetáculos em tempo de pandemia de Covid-19, para "complementar a receita que os promotores consigam angariar" e "equilibrar as contas de um evento".

Durante este evento, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou a criação de um programa de apoio à procura no âmbito do Orçamento do Estado para 2021.

O objetivo da medida é os clientes poderem recuperar uma parte do IVA em novas compras, nos setores do turismo e restauração, disse António Costa, sem avançar mais pormenores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+