Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Madeira com três novos casos regista 54 situações ativas

26 set, 2020 - 19:52 • Lusa

Dos novos casos um é importado do Reino Unido, outro de França e o terceiro é de transmissão local.

A+ / A-

Veja também:


A autoridade regional de saúde reportou este sábado na Madeira três novos casos positivos de Covid-19, sendo dois importados e um de transmissão local, totalizando 54 situações ativas e quatro doentes recuperados neste arquipélago.

“Hoje há três novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 211 casos confirmados de Covid-19 no território regional”, diz o Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE) no boletim epidemiológico diário.

Na mesma informação, o instituto refere que estes novos casos são um importado do Reino Unido, outro de França e ainda um de transmissão local.

Além destas situações, a autoridade regional indica que existem mais dois casos que estão a ser estudados, decorrendo as respetivas investigações epidemiológicas.

O IASAÚDE salienta que há mais “quatro casos recuperados a reportar”, totalizando 157 pessoas que deixaram de estar infetadas com o novo coronavírus.

“São agora 54 os casos ativos, dos quais 44 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 10 de transmissão local”, menciona o IASAÚDE no boletim.

Sobre os casos ativos, o instituto destaca que estão a cumprir quarentena, estando 28 pessoas em isolamento numa unidade hoteleira, 25 em alojamento próprio e “um doente internado na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça”, no Funchal.

“À data, 16.068 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, sendo que 7.426 destas estão em vigilância ativa”, adianta o IASAÚDE.

A autoridade regional de saúde recorda que até sábado “foram contabilizadas na Madeira 1.671 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”.

Sobre a realização de testes de rastreio, o mesmo comunicado aponta que o laboratório do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) processou 110.186 amostras para teste até o fim do dia de sexta-feira.

Quanto à operação que tem por alvo os viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, a autoridade regional de saúde totaliza um cumulativo de 66.097 colheitas para teste realizadas até às 17h30 de sábado.

No que concerne aos teste realizados em laboratórios contratualizados pelo Governo Regional no continente português, até quinta-feira “foram contabilizados 27.539 testes”, afirma.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 993.438 mortos e cerca de 32,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.944 pessoas dos 72.939 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+