Tempo
|
A+ / A-

Liga chumba adeptos na tribuna. "Interpretação abusiva e desenquadrada"

26 set, 2020 - 15:25 • Redação

Benfica queria receber 20 adeptos na tribuna do Estádio da Luz, mas DGS chumbou iniciativa. Liga responde às críticas do Benfica e diz que "não irá esgrimir acusações públicas com um dos seus associados".

A+ / A-

A Liga de Clubes também chumba a presença de adeptos nas tribunas e considera "abusiva e desenquadrada" a interpretação da regra sobre a limitação da tribuna, que os clubes estavam a tentar utilizar para receber adeptos nos estádios.

Em comunicado, a Liga recorda que "em nenhum momento se considerou a presença de sócios ou adeptos" nas bancadas.

"Resulta claro que na ocupação da Tribuna Presidencial, em nenhum momento se considerou a presença de sócios ou adeptos, mas sim o estipulado regulamentarmente e a orientação deste espaço para a presença de entidades regulamentares e/ou protocolares. Qualquer interpretação distinta da que aqui está descrita é abusiva e desenquadrada daquilo que ficou acordado com as Sociedades Desportivas", pode ler-se.

Benfica, Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira pretendiam receber adeptos na tribuna, socorrendo-se da a alínea 2.6. do protocolo da retoma dos campeonatos profissionais na temporada 2020/21, que diz que a tribuna presencial tem de estar limitada a "uma lotação máxima de 50%".

As águias convidaram 20 sócios e fonte do clube garantiu à Renascença que o clube não iria contactar as autoridades de saúde.

A Direção-Geral de Saúde chumbou a intenção das águias, segundo confirmou o Benfica em comunicado, neste sábado, dia do jogo contra o Moreirense.

"O Benfica foi esta manhã informada pela Liga Portugal da receção por parte daquela entidade de um email datado de ontem às 23h39, proveniente da Diretora-Geral da Saúde, Dra. Graça Freitas, dando conta que não existia autorização para o convite feito pelo nosso clube para a presença de um número limitado de sócios", pode ler-se.

O clube encarnado considera "absolutamente inadmissível e lamentável que afinal a Liga Portugal, numa recorrente demonstração de incompetência e incúria por parte dos seus principais responsáveis, não tenha validado junto da Direção-Geral da Saúde e entidades competentes as normas que definiu e transmitiu como seguras aos clubes no manual das competições oficiais".

A Liga respondeu às críticas do Benfica, no mesmo comunicado: "Em relação às considerações expressas no comunicado hoje publicado pelo Benfica, a Liga Portugal, como tem sido seu tom ao longo das últimas épocas, não irá esgrimir acusações públicas com um dos seus associados".

O organismo que futela a primeira divisão portuguesa recorda que tem uma reunião marcada com governo e DGS no sentido de discutir o regresso dos adeptos ao estádio.

"Como é do conhecimento público, a Liga Portugal tem agendada para o próximo dia 2 de outubro uma reunião com a secretaria de Estado da Saúde e a Direção-Geral da Saúde, para a continuidade do debate sobre a integração faseada de público nos estádios e onde será também abordada a possibilidade de ocupação de zonas corporate do estádio, algo que não se encontra permitido no plano de organização de jogo em vigor", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+