Tempo
|
A+ / A-

Jesuítas propõem vigília e retiro "online"

25 set, 2020 - 07:00 • Ângela Roque

Iniciativas pretendem ajudar os cristãos a viver a reta final do ‘Tempo da Criação’, que a Igreja assinala até 4 de outubro. Vigília internacional está marcada para esta sexta-feira, às 19h, e vai ligar comunidades inacianas em todo o mundo.

A+ / A-

Os jesuítas estão a organizar uma vigília e retiro que vai decorrer online.

“Queremos convidar as pessoas que possam a estarem connosco esta sexta-feira a participarem na vigília, pode ser uma boa forma de fazermos este caminho unidos”, diz à Renascença o diretor do Ponto SJ, o portal dos jesuítas em Portugal.

Denominada ‘Respirando Juntos’, esta vigília de Oração foi organizada a nível internacional pelos jesuítas. “É uma vigília global na sequência da que houve no Pentecostes. Vamos estar ligados a diferentes comunidades inacianas, nomeadamente da Amazónia, da bacia do Congo, sítios onde, de facto, existem grandes problemáticas do ponto de vista ambiental, vamos escutar testemunhos e momentos de reflexão, para gerar esta consciência comum de cuidado pela Terra”, explica o padre José Maria Brito, acrescentando que “o fio condutor da vigília será dado pelo Geral dos jesuítas, o padre Arturo Sousa”.

O momento de oração será transmitido através da página de Youtube do Jesuítas Global, e em Portugal através do Ponto SJ. “Também faremos essa ligação”, diz, lembrando que o objetivo da vigília é “ajudar a criar a consciência de pertença a esta Casa Comum, perceber que no fundo os bens da Criação não conhecem fronteiras, são bens que estão ao serviço de todos e devem ser usados para bem de todos”.

Os jesuítas associaram este ano, pela primeira vez, à iniciativa ‘Tempo da Criação’ (de 1 de setembro a 4 de outubro), e ao longo do mês têm partilhado nas suas redes sociais uma proposta diária de meditação ou de ação concreta relacionada com a ecologia integral. Estas sugestões podem ser encontradas no Facebook dos Jesuítas em Portugal e no Instagram do Ponto SJ.

Um retiro à distância

Na próxima semana o Ponto SJ lança uma proposta de retiro online, com meditações áudio. A iniciativa resulta de uma parceria com a Rede Cuidar da Casa Comum, uma plataforma de ONG’s ligadas ao tema da ecologia integral, e que a Companhia de Jesus também integra.

O retiro online 'Uma Pausa pela Terra' “é uma proposta de meditação diária em podcast, com duração de 1 minuto, e que será publicada ao longo destes últimos sete dias do ‘Tempo da Criação’, entre 28 de setembro, segunda-feira, e domingo”, explica José Maria Brito. São “meditações inspiradas em sete verbos: agradecer, refletir, informar-se, agir, contemplar, rezar e saborear”, e vão estar disponíveis “quer no Sound Cloud, quer no Spotify, e também no Ponto SJ, com acesso ao áudio da meditação”.

Rezar para “tomar consciência”

Para o responsável pelo Portal dos Jesuítas, o ‘Tempo de Criação’ “é uma experiência muito bonita, porque além de nos ligar à nossa comunidade, também nos dá um sentido de pertença alargada às comunidades cristãs”.

“Este é um tempo ecuménico, que até começou noutras denominações cristãs, mas em 2015 o Papa Francisco tomou-o como um tempo da Igreja”, numa iniciativa que tem vindo a revelar-se cada vez mais oportuna e atual. “Ainda que durante o confinamento a poluição possa ter diminuído, porque houve menos pessoas e automóveis a circular, a pandemia agravou algumas problemáticas e há desequilíbrios ambientais que prejudicam algumas comunidades mais frágeis”, refere o diretor do Ponto SJ, para quem “esta consciência tem de estar muito presente. Por isso esta é uma forma de rezarmos, mas também de nos tornarmos mais consciente, para não rezarmos no vazio, mas rezarmos a partir da vida concreta das pessoas”.

O facto destas iniciativas decorreram no modo mais habitual por estes dias, o online, indica que as pessoas “vão acompanhando”, mas “não substitui aquilo que é a experiência comunitária”. Mas acha que um “bom fruto” deste tempo em que se passou a usar mais os meios digitais é a partilha que tem existido, por exemplo, das meditações que vão publicando.

“Acabou por ser uma ajuda até para outras comunidades que, embora com outras formas de estar em Igreja, aproveitaram e partilharam. Houve pessoas que nos disseram que estavam a utilizar as nossas coisas com os seus alunos, outras na catequese, por grupos paroquiais”, conta. Mas embora considere que “isso é bom”, ainda mais “num momento em que as pessoas se sentem tão isoladas”, sublinha que não pode substitui “a responsabilidade do cuidado por aqueles que estão perto de nós”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+