Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Programas extraordinários já permitiram colocar oito mil trabalhadores no setor social, diz Governo

25 set, 2020 - 22:34 • Lusa

Ana Mendes Godinho destaca o papel das instituições na resposta à crise pandémica e salienta que o Governo está empenhado em ajudar a ultrapassar o problema relacionado com a contratação.

A+ / A-

Os programas de apoio para o reforço de recursos humanos em equipamentos sociais já permitiram colocar mais de oito mil trabalhadores no setor, nomeadamente em estruturas de apoio a idosos, afirmou esta sexta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"Neste momento, temos mais de oito mil pessoas que já foram colocadas através dos programas extraordinários criados para reforçar os recursos humanos [em equipamentos sociais e de saúde]", disse Ana Mendes Godinho.

A ministra falava na Covilhã, distrito de Castelo Branco, no final de uma reunião com representantes de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) daquele concelho e durante a qual lhe foi transmitido que a principal preocupação do setor se prende com a dificuldade para colocar recursos humanos, face à pandemia Covid-19.

Nas declarações aos jornalistas, Ana Mendes Godinho destacou o papel das instituições na resposta à crise pandémica e salientou que o Governo está empenhado em ajudar a ultrapassar o problema relacionado com a contratação, tendo criado instrumentos específicos para esse fim.

"Nós estamos a reforçar os meios para que as instituições possam contratar. Naturalmente este é um dos desafios principais que temos", declarou, destacando o caso da Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS).

Segundo a governante, este programa foi aberto logo em março, permite a contratação a título extraordinário e temporário, e prolonga-se até final do ano, com financiamento através do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ana Mendes Godinho apontou, igualmente, a criação do "+CO3SO Social", que permite a contratação de técnicos qualificados.

A constituição de brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos de Covid-19 em lares de idosos foi outra das medidas que enumerou, tendo ressalvado que esta deve ser sempre uma solução de "último recurso".

Quanto à problemática de casos de Covid-19 em lares ilegais, a ministra referiu que a preocupação do Governo tem sido a de proteger as pessoas e garantiu que, quando são identificadas situações em que estão em risco, as entidades atuam no sentido de "encontrar respostas alternativas" que salvaguardem as pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+