Tempo
|
A+ / A-

​“Portugal está na terceira fase da pandemia” de Covid-19

25 set, 2020 - 15:31 • Redação

Ministra da Saúde identifica três estágios da pandemia de Covid-19 em Portugal. Nos últimos 14 dias, Portugal regista uma incidência de mais de 80 casos por 100 mil habitantes.

A+ / A-

Veja também:


“Portugal está na terceira fase da pandemia”, afirmou esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa de balanço da pandemia.

Alguns países, como é o caso de Espanha, enfrentaram uma primeira vaga, depois atingiram um nível perto da base "e agora estão, claramente, numa segunda fase", começou por explicar a ministra.

"A nossa situação portuguesa, pela análise das curvas epidemiológicas e os mapas que publicamos diariamente mostram isso, penso que merecem outro tipo de análise. O que claramente se evidencia é que tivemos uma primeira subida, depois nunca atingimos a base do eixo do X e agora estamos num terceiro momento", afirma Marta Temido.

"Não sei se é tecnicamente correto chamar-lhe segunda, eu diria que é uma terceira fase, pelo menos é uma terceira fase do que temos enfrentado no terreno em termos de sistema de saúde. A primeira fase foi nitidamente em março e abril, a segunda fase foi muito acentuada em junho e julho em Lisboa e Vale do Tejo e agora temos uma situação novamente de aumento da incidência que acompanha o panorama da maioria dos países da Europa", sublinha.


Nos últimos 14 dias, Portugal regista uma incidência de mais de 80 casos por 100 mil habitantes, adiantou a ministra da Saúde, mas "há países que estão acima dos 200 casos e outros com menos de dois dígitos".

"Estamos perante um fenómeno novo, perante uma doença com a qual ainda estamos a aprender a lidar e que muitas vezes nos tem surpreendido. Tanto nos tem surpreendido que o período da quarentena em vários países é distinto", refere Marta Temido.

Foram registados mais 899 casos e cinco mortes por Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal conta agora com 1.936 óbitos provocados pelo novo coronavírus e um total de 72.055 infeções confirmadas desde a chegada da pandemia ao país, no início de março.

EVOLUÇÃO DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    26 set, 2020 aldeia 19:50
    E haverá uma quarta e uma quinta?..............isto nunca mais passa
  • José J C Cruz Pinto
    25 set, 2020 Ílhavo 17:46
    Diz a Senhora Ministra, e muito bem, que em Portugal a curva nunca chegou à vizinhança das abcissas durante a primeira fase (como nem na segunda), e agora temos uma terceira (!), com a curva a subir vertiginosamente (logo, cada vez mais longe das abcissas). Haja alguém que prove que isto não representa um descontrolo quase total do número de novas infecções desde o início da pandemia até hoje, tudo provavelmente no que parece ser ainda a primeira vaga! Quando e se vier a segunda vaga, de aqui a um mês ou dois, logo se verá.

Destaques V+