Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa zona de risco Covid-19. Decisão alemã apanha músicos portugueses de surpresa

25 set, 2020 - 21:35 • Manuela Pires

A decisão repentina da Alemanha de colocar Lisboa como zona de risco elevado à Covid-19 cancelou um concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, em Weimar, e ainda um workshop para alunos de uma escola superior de música.

A+ / A-

Veja também:


A viagem estava marcada para as 11h00 da manhã, mas na noite anterior a Alemanha decidiu acrescentar a região de Lisboa à lista de destinos que classifica como zona de risco. Os nove músicos que integram o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) ainda foram para o aeroporto, mas as autoridades locais de saúde da Alemanha desaconselharam a viagem porque sem teste feito à Covid-19 podiam até nem ter hotel para ficar.

“Só passou a ser obrigatório fazer o teste poucas horas antes da viagem e, mesmo que o fizéssemos, não tínhamos o resultado em tempo útil”, revela à Renascença Ricardo Mateus, um dos músicos do GMCL.

O grupo ainda esteve em negociações para ver se conseguia uma exceção e viajar para a Alemanha, mas a resposta foi sempre negativa.


O concerto estava marcado para esta sexta-feira à noite, mas os músicos do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa tinham ainda marcado um workshop com alunos da escola superior de música de Weimar, “uma tarefa pedagógica para ensinar e divulgar a música contemporânea portuguesa aos mais novos”, refere Ricardo Mateus.

Por agora, tudo vai ficar adiado. Ainda houve uma tentativa para reagendar o concerto e a aula, mas a incerteza quanto à evolução da pandemia aconselha a não fazer planos para o futuro.

Grande parte do dinheiro que iam receber foi já gasto nas viagens de avião e não vai ser devolvido.

Um dos objetivos deste grupo, que é financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, é precisamente manter contactos no estrangeiro para dar a conhecer no exterior a música contemporânea portuguesa.

O GMCL foi fundado em 1970 por Jorge Peixinho, com colaboração de alguns músicos portugueses que trabalhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Calouste Gulbenkian.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+