Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
2050, objetivo zero - Decidir Europa

DECIDIR EUROPA

2050, objetivo zero

25 set, 2020 • José Bastos


​O governo português prevê que 2020 registe o mais baixo número de acidentes mortais e com feridos graves desde que há registo, devido ao efeito combinado da pandemia no segundo trimestre e às medidas de prevenção aplicadas – a indicação foi dada, esta sexta-feira, numa conferência do sector segurador pelo ministro Eduardo Cabrita.

Com pandemia ou sem pandemia, as estradas portuguesas tornaram-se muito menos mortíferas em relação ao passado. Em 1991, morreram 2.475 pessoas, há 20 anos foram 16.902, no ano passado foram 472: desde o início do século a percentagem de mortes caiu 63,2% mostra o último relatório da ETSC, o European Transport Safety Council.

É uma tendência europeia: a evolução tem sido positiva, mas não tão positiva quanto o objectivo da União Europeia de zero mortes nas estradas em 2050.

Todos os países europeus diminuíram os níveis de mortalidade nos últimos dez anos, mas o ETSC alerta de que a diminuição coletiva foi de apenas 6% nos últimos cinco anos - o que significa que "nenhum estado- membro está na trajetória certa para atingir o objetivo definido para 2020", uns expressivos 46,4% a menos.

José Miguel Trigoso, presidente da PRP- Prevenção Rodoviária Portuguesa, analisa o combate da União Europeia à sinistralidade rodoviária e começa por responder à questão se o principal problema da sinistralidade na Europa tem nome e se chama "velocidade".

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.