Tempo
|
A+ / A-

FPF realiza testes rápidos à Covid-19 no Benfica – Sporting da Liga Revelação

24 set, 2020 - 20:17 • Redação

Medida avançou mesmo depois da ministra da Saúde ter dito que “a utilização destes testes rápidos de antigénio ainda não está recomendada, entre nós, para diagnóstico de casos”.

A+ / A-

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou esta quinta-feira que todos os envolvidos no Benfica – Sporting, da Liga Revelação, realizaram “testes rápidos” à Covid-19.

“Este projeto-piloto foi articulado com os clubes e garantiu uma medida adicional de segurança para a realização do encontro”, refere a FPF.

A organizadora da competição explica que os testes rápidos de antigénio “apresentam vantagens no custo e no tempo do resultado do teste – ambos muito reduzidos comparativamente com os métodos tradicionais” e “podem ser uma alternativa para complementar os habituais testes de PCR ao SARS-CoV-2”.

Já a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha dito esta quarta-feira que “a utilização destes testes rápidos de antigénio ainda não está recomendada, entre nós, para diagnóstico de casos” de Covid-19.

"Temos um painel de peritos a trabalhar e, até ao final desta semana, teremos uma definição das circunstâncias em que estes testes podem ser utilizados. Está sobretudo em causa o contexto da sua utilização. Estes testes não eliminam a hipótese de resultados que sejam falsos negativos", declarou Marta Temido.

Na conferência de balanço da pandemia, a ministra referiu que os testes rápidos existentes "podem ter baixa sensibilidade em indivíduos assintomáticos ou com uma carga viral baixa".

"A maioria dos países europeus ainda não os utiliza como teste de diagnóstico. Contudo, também alguns países europeus já os utilizam em determinados contextos. Por exemplo, a Bélgica utiliza-os, sendo que o resultado negativo tem sempre de ser confirmado pelo método clássico, a Finlândia utiliza no contexto de surtos onde a probabilidade de identificação de novos casos é bastante elevada, a Itália utiliza-os em portos e aeroportos", explica a ministra da Saúde.

Dentro das quatro linhas, o Benfica venceu o Sporting por 4-2 na terceira jornada da Liga Revelação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+