Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Plano 2020/2030

Marcelo classifica Plano de Recuperação e Resiliência como “peça” da estratégia nacional

23 set, 2020 - 20:47 • Lusa

Presidente da República diz que, de "tanto" se falar sobre o Plano 2020/2030, portugueses querem ver nele a resposta para “tudo e quase tudo e para grande problemas nacionais”.

A+ / A-

O Presidente da República classificou esta quarta-feira o Plano de Recuperação e Resiliência como “uma peça” da estratégia para o país nos próximos 10 anos, havendo investimentos que não estão identificados porque têm outros financiamentos.

“Há muitas vezes na discussão sobre este plano a ideia que está lá tudo o que tem a ver com a estratégia para os próximos 10 anos, mas não está, está uma parte, há muita coisa que não está lá porque é para ser financiada por outros fundos europeus ou porque está prevista noutros planos nacionais”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à saída de uma visita aos Clérigos, no Porto.

O Chefe de Estado referiu que se falou “tanto dele” que os portugueses estão à espera de ver nele a resposta para “tudo e quase tudo e para grande problemas nacionais”.

Reforçando que o plano é uma “peça” da estratégia, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que “há muitos investimentos fundamentais e estruturantes” que não estão no documento porque estão no quadro financeiro plurianual.

“Há muitos aspetos importantes do ordenamento do território que não estão lá porque estão no plano do ordenamento do território e há muitos aspetos relacionados com o clima que não estão lá, mas estão no plano para o clima”, exemplificou.

Os portugueses acham que tem de “estar tudo” no plano, mas não tem, vincou, lembrando que o documento assenta em três ideias básicas, nomeadamente a transição energética, a digitalização e a situação na saúde, habitação e setores sociais.

“E o resto?”, questionou, respondendo de seguida que entram noutros financiamento europeus.

E, tudo somado, chega-se à “tal estratégia” nacional, frisou.

Aquilo que todos os portugueses querem é que o dinheiro europeu venha o mais rápido possível, seja utilizado da melhor maneira possível e executado com controlo e fiscalização.

Na sua opinião, o país não pode correr o risco de perder dinheiro porque não é utilizado a tempo e porque é mal usado.

“Está é uma oportunidade única, não apenas para acorrer a situações críticas que vivemos e vamos viver nos próximos meses, mas para construir um país diferente e se não aproveitamos para construir um país diferente nunca mais teremos este dinheiro vindo da Europa”, reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou que o ambiente que permitiu, neste momento, a aprovação deste financiamento global é “irrepetível”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+