Tempo
|
A+ / A-

​Baixas por Covid-19 pagas a 100% chegam em outubro

23 set, 2020 - 09:08 • Redação

Medida tem efeitos retroativos a 25 de julho, diz à Renascença fonte do Ministério do Trabalho e Segurança Social.

A+ / A-

Veja também:


Só em outubro é que vão começar a ser pagas a 100% as baixas por Covid-19. Os valores vão ser recalculados e pagos com retroativos a partir de 25 de julho, data em que entrou em vigor o Orçamento Suplementar.

Questionado pela Renascença sobre esta situação, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social nega tratar-se de um atraso e justifica-se com as alterações introduzidas em sede de Orçamento Suplementar (Lei n.º 27-A/2020), que fazem com que os montantes só possam ser pagos a partir de outubro, com retroativos a partir de 25 de julho.

De acordo com a Lei n.º 27-A/2020, os trabalhadores que contraiam Covid-19 passam a ser remunerados a 100% da remuneração de referência nos primeiros 28 dias (e não a 55% nos primeiros 30 dias, sem período de espera nos primeiros três dias, como até então).

Fonte do gabinete de Ana Mendes Godinho esclarece ainda que as baixas anteriores a 25 de julho (data de entrada em vigor do Orçamento Suplementar) não serão abrangidas.

Já sobre o subsídio por isolamento profilático, a mesma fonte acrescenta que já está a ser pago na totalidade. Segundo o Governo, até ao momento foram pagos 88.258 destes subsídios, num montante de 40,2 milhões de euros.

Portugal contabiliza pelo menos 1.925 mortos associados à Covid-19 em 69.663 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.


[Notícia atualizada às 12h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+