Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atenção Viseu e Norte. A Televisão Digital Terrestre muda agora de frequência

23 set, 2020 - 10:27 • Marta Grosso

Significa que pode ficar sem imagem na televisão. Terá se seguir as instruções. Por causa do 5G, a rede TDT teve de sofrer um processo de migração que termina em dezembro. Mas o consumidor não terá quaisquer custos.

A+ / A-

O emissor de Viseu Sul da Televisão Digital Terreste (TDT) começa, nesta quarta-feira, a mudar de frequência. A alteração abrange ainda os distritos do Porto, de Braga, Viana do Castelo e Aveiro.

Quem não sintonizar nesta nova frequência, fica sem imagem na televisão. Ecrã ficou negro? É o que acontece quando o emissor é alterado. A partir desse momento, para continuar a aceder aos canais, os utilizadores têm apenas de fazer a alteração da frequência no televisor.

“Agarrar no comando da televisão ou do descodificador da TDT e fazer uma sintonia automática”, explicou Ilda Matos (ANACOM) à Renascença, na altura em que a migração da rede foi retomada.

A porta-voz do regulador esclareceu ainda que “não é preciso saber qual é a nova frequência, nem qual é o novo emissor, porque o equipamento para automaticamente quando apanha o sinal mais forte e a imagem retoma”.

O processo de migração da rede de TDT começou a 7 de fevereiro e foi suspenso a 13 de março, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, nomeadamente a necessidade de confinamento.

O processo foi entretanto retomado e vai decorrer até ao dia 18 de dezembro, segundo as previsões.

É por causa do 5G que a TDT está em mudança. A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) teve a preocupação de assegurar que não fosse necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a televisão ou o descodificador, pelo que ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga.

No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores monocanal poderão ter que os substituir.

A linha gratuita da ANACOM (800 102 002) funciona todos os dias, entre as 9h00 e as 22h00, para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da televisão. Se não for suficiente, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma também gratuita.

O futuro é do 5G? O que sabemos sobre a 5.ª geração de internet móvel
O futuro é do 5G? O que sabemos sobre a 5.ª geração de internet móvel
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+