Tempo
|
A+ / A-

OE 2020

Governo revê em alta previsão do défice para 7%

23 set, 2020 - 11:20 • Redação com Lusa

A dívida pública atinge os 133,8% do PIB, valor recorde em Portugal.

A+ / A-

O Governo prevê para este ano um défice de 7%, segundo o reporte a Bruxelas divulgado esta quarta-feira, acima dos 6,3% apontados no Orçamento do Estado Suplementar, mas em linha com a revisão anunciada em julho pelo ministro das Finanças.

No Orçamento do Estado Suplementar o Governo apontou para um défice de 6,3% para o conjunto do ano de 2020, mas em julho o ministro das Finanças, João Leão, informou o parlamento que o Governo pretende rever a sua previsão de défice para 7%, incorporando as alterações ao Orçamento Suplementar, com impacto na despesa e na receita devido ao impacto da pandemia de Covid-19.

Dívida pública com recorde histórico

De acordo com a atualização do Instituto Nacional de Estatística (INE), na informação sobre procedimentos dos défices excessivos, a previsão da dívida pública para este ano sofre um forte aumento, passando de 114,9 para 133,8%.

Este valor é um valor recorde em Portugal. É um ponto percentual acima do registado em 2014 no último ano da troika no país quando a dívida pública atingiu os 132,9% do PIB.

O INE está mais pessimista. No início de setembro, o boletim do Banco de Portugal informou que o peso da dívida pública subiu para 126,4% do PIB, no primeiro semestre de 2020.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+