Tempo
|
A+ / A-

EUA ultrapassam barreira dos 200 mil mortos por Covid-19

22 set, 2020 - 17:46 • Lusa

O número de mortos com Covid-19 nos EUA é equivalente ao número de vítimas de um ataque como o de 11 de setembro de 2001, todos os dias, durante 67 dias. Modelo da Universidade de Washington prevê que o número total de mortes nos EUA duplicará para 400 mil, até ao final do ano, à medida que as escolas reabrem e chega o frio.

A+ / A-

Veja também:


Os Estados Unidos da América ultrapassaram esta terça-feira a barreira das 200 mil mortes por Covid-19. Antes da chegada da pandemia à maior potência económica do mundo, o país era considerado o mais bem preparado a nível mundial para lidar com uma potencial pandemia.

“É completamente incompreensível que tenhamos chegado a este ponto”, disse hoje Jennifer Nuzzo, investigadora de saúde pública da Universidade Johns Hopkins, que não escapa à surpresa provocada pelo facto de os relatórios mundiais apresentarem os EUA como o país com a melhor preparação para lidar com uma pandemia.

O número de 200 mil mortes com Covid-19 é, de longe, o mais elevado no mundo, e foi avançado esta tarde pela Johns Hopkins, com base em dados fornecidos pelas autoridades de saúde de cada um dos 50 estados que compõem os EUA.

Acredita-se que o número real seja muito maior, em parte porque muitas mortes provocadas pelo novo coronavírus foram provavelmente atribuídas a outras causas, especialmente no início, antes dos testes generalizados.

O número de mortos com Covid-19 nos EUA é equivalente ao número de vítimas de um ataque como o de 11 de setembro de 2001, todos os dias, durante 67 dias.

As mortes atingem cerca de 770 por dia, em média, e um modelo da Universidade de Washington prevê que o número total de mortes nos EUA duplicará para 400 mil, até ao final do ano, à medida que as escolas reabrem e chega o frio.

Os especialistas dizem ainda que, contrariando as palavras do Presidente Donald Trump, não é provável que haja uma vacina disponível antes de 2021.

“A ideia de 200 mil mortes é realmente muito preocupante, em alguns aspetos impressionante”, reconheceu Anthony Fauci, o principal conselheiro da Casa Branca para a pandemia.

O número reflete a posição nada invejável da América, que se tem mantido, há cinco meses, como líder mundial em número absoluto de infeções confirmadas, num país que tem menos de 5% da população mundial, mas mais de 20% das mortes relatadas.

Apenas cinco países - Peru, Bolívia, Chile, Espanha e Brasil - têm classificação superior em mortes por Covid-19 ‘per capita’.

O Brasil ocupa o segundo lugar na lista dos países com mais mortes, com cerca de 137 mil, seguido pela Índia com aproximadamente 89 mil e o México com cerca de 74 mil.

Quando o ano começou, os EUA tinham conquistado há pouco o reconhecimento mundial pela sua preparação para uma eventual pandemia.

As autoridades de saúde pareciam confiantes quando convergiram para Seattle, o epicentro inicial da pandemia no país, em janeiro, para lidar com o primeiro caso conhecido de Covid-19 no país, detetado num residente do estado de Washington, de 35 anos, que acabara de regressar de uma visita a sua família em Wuhan, China, onde tudo começou.

Em 26 de fevereiro, Donald Trump exibiu páginas do Índice de Segurança de Saúde Global e declarou: “Os Estados Unidos são classificados como o país mais bem preparado.”

Mas o novo coronavírus penetrou rapidamente nos EUA e a proibição de viagens só aconteceu quando o número de novas infeções já estava a aumentar vertiginosamente, em particular em lares de idosos, onde já morreram mais de 78 mil pessoas.

O vírus também explorou as desigualdades nos Estados Unidos: quase 30 milhões de pessoas no país não têm seguro de saúde e há grandes diferenças de acesso a cuidados básicos de saúde entre grupos raciais e étnicos.

Trump minimizou a ameaça desde o início, anunciando noções infundadas sobre o comportamento do vírus, promovendo tratamentos não comprovados ou perigosos, reclamando que os EUA estavam a fazer demasiados testes e transformando a questão das máscaras de proteção numa questão política.

Em 10 de abril, o Presidente previu que os EUA não chegariam às 100 mil mortes, mas esse número foi atingido em 27 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+