Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19 no Reino Unido. Funerais com 30 pessoas, casamentos com 15 e multas mais pesadas

22 set, 2020 - 13:18 • Cristina Nascimento com Lusa

Medidas mais restritivas para evitar propagação do coronavírus vão vigorar durante pelo menos seis meses, exceto se houver melhorias.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro britânico anunciou novas medidas restritivas para evitar a propagação da Covid-19 no país. Os funerais vão ter o limite de presença de 30 pessoas e os casamentos terão o limite de 15 pessoas.

Estas medidas mais restritivas para evitar propagação do coronavírus vão vigorar durante pelo menos seis meses, exceto se houver melhorias.

O anúncio foi feito durante o discurso que Johnson está a fazer ao país, no Parlamento, durante o qual anunciou ainda o encerramento de pubs, bares e restaurantes às 22h00.

O Governo passou também a recomendar que as pessoas trabalhem a partir de casa se puderem e suspendeu o regresso de público a grandes eventos desportivos, previsto para outubro, entre outras medidas.

Boris Johnson enfatizou que este não é um novo confinamento nacional como aquele decretado em março, mas ameaçou com mais restrições e maiores se o índice de transmissibilidade efetivo (Rt) não recuar para menos de 1.

O Chefe do Governo anunciou ainda que as multas para quem não usar máscara em supermercados, lojas, transportes públicos, vai subir para o dobro - 200 libras (aproximandamente 215 euros). A mesma multa será aplicada a quem desrespeitar o limite de seis pessoas em ajuntamentos.

O primeiro-ministro também prometeu maior consulta do Parlamento e transparência na publicação de informação após críticas de membros do próprio partido Conservador, que manifestaram reservas sobre a imposição de mais restrições devido ao impacto na economia.

"Estamos a tomar passos decisivos para equilibrar o salvar vidas com a proteção de empregos e meios de sustento”, vincou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+