Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Autarquia volta atrás, Barcelona-Flamengo vai jogar-se

22 set, 2020 - 20:41 • Lusa

Clube brasileiro conta com um surto de Covid-19. Autoridades municipais de Guayaquil, no Equador, tinham proibido a realização da partida.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Guayaquil recuou na decisão de reprovar o estádio onde se deve disputar hoje o jogo Barcelona-Flamengo, da Taça Libertadores, três horas após ter decidido encerrá-lo, e remeteu a responsabilidade para as autoridades de saúde.

"Interdita-se temporariamente o estádio Monumental, estádio do Barcelona, para encontros desportivos de qualquer índole, seja com público ou sem ele, até ordens futuras", pode ler-se numa resolução que foi divulgada pelo diretor médico municipal, Carlos Salvador, e assinada pela autarca de Guayaquil, Cynthia Viteri.

Sobre a realização ou não do jogo entre o Barcelona Sporting Club e o Flamengo, remete a decisão para as autoridades competentes de saúde que devem pronunciar-se sobre o protocolo a seguir face ao surgimento de vários casos confirmados de covid-19 entre jogadores e treinadores da equipa brasileira.

Pouco antes da divulgação do comunicado, a presidente da Câmara de Guayquil, Cynthia Viteri, tinha feito saber nas redes sociais que o estádio monumental já estava habilitado a receber o jogo e que só aguardava por uma decisão do ministro da Saúde.

Entretanto, o Comité de Operações de Emergência assegurou que o protocolo aprovado para a disputa da Taça dos Libertadores não prevê a suspensão de nenhum jogo e que o mesmo será respeitado.

Fontes da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) revelaram a jornalistas locais que o jogo "nunca chegou a ser suspenso", corroborando a posição do COE, mas a verdade é que a autarquia que gere a cidade encerrou o estádio e lançou a incerteza acerca da realização da partida da quarta jornada do grupo A da Taça Libertadores, de que o Flamengo é detentor.

Recorde-se que na base desta situação esteve o facto de sete jogadores do Flamengo estarem infetados com covid-19, facto que o clube do Rio de Janeiro já confirmou, além de outros elementos da equipa médica do clube, estando todos isolados na concentração do clube em Guayaquil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+