Tempo
|
A+ / A-

Ano "Laudato Si"

Católica cria plataforma que reúne iniciativas e boas práticas da comunidade académica

21 set, 2020 - 18:39 • Ecclesia (texto)

"Plataforma Católica - 'Laudato Si'" integra-se nos sete objetivos ecológicos e sociais propostos pelo Papa Francisco, a serem alcançados dentro de sete anos.

A+ / A-

Reveja a conferência no vídeo acima


A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promoveu esta segunda-feira uma conferência online sobre sete objetivos de ecologia integral propostos pelo Vaticano, apresentando a ‘Plataforma Católica – Laudato si’ que vai divulgar e avaliar projetos da comunidade académica e boas práticas globais.

Até maio de 2021, a Igreja Católica vive um Ano ‘Laudato si’, por iniciativa do Papa Francisco, visando um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos”, a partir da encíclica ecológica e social assinada pelo pontífice em 2015.

A nova plataforma foi apresentada por Ricardo Reis, diretor do Centro de Sondagens da UCP, enquadrando os sete Objetivos ‘Laudato si’ – uma visão que faz sentido “no alinhamento de valores” com a instituição académica – e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.

O responsável destacou a preocupação em “saber onde estão as pessoas” e encontrar “mediadores sociais”, procurando trabalhar em conjunto com o Vaticano e outras instituições para determinar “caminhos e situações”.

A conferência contou com uma intervenção inicial de Tebaldo Vinciguerra, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), que destacou a necessidade de “interdisciplinaridade” para ler a ‘Laudato Si’ e “fazer alguma coisa” para a implementar.

“Não há ecologia sem uma antropologia adequada”, apontou.

O responsável da Santa Sé destacou que é precisa “sonhar” e trabalhar por alternativas fiáveis e exequíveis para chegar a esse sonho.

Tebaldo Vinciguerra sustentou que a ecologia integral deve marcar “os estudos, as carreiras” nas instituições académicas.

Em maio de 2020, foram lançados os sete ‘Laudato si' Goals, objetivos que pretendem levar a um novo entendimento do desenvolvimento, no respeito pela vida e o ambiente.

Joana Silva, da Católica ‘Lisbon School of Business and Economics’, defendeu uma Economia com “valor económico e impacto social”, capaz de melhorar a perceção da “magnitude” do problema da pobreza e as suas causas, avaliando o impacto dos programas que visam ajudar os mais pobres.

Filipa Pires de Almeida, da mesma instituição, assinalou a importância da formação na área dos “negócios responsáveis e liderança”, até porque "a concentração apenas no lucro não gera riqueza a longo prazo", destacou.

António Cortês, da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito, referiu na sua intervenção que é necessário “mudar totalmente o paradigma de compreensão do Direito”, tornando-o “mais ecológico”, vendo o ser humano “mais vocacionado para o cuidado do mundo” e dos outros, especialmente os mais desfavorecidos.

“É preciso um Direito forte porque estamos perante uma crise grave”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+