Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

DGS recomenda uso de máscara ao ar livre em sítios movimentados

21 set, 2020 - 14:27 • Redação

"Diferente é uma situação ao ar livre, no campo, num jardim, a horas em que não andam pessoas a passear", explica Graça Freitas.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai divulgar uma orientação a recomendar a utilização de máscaras ao ar livre, em sítios movimentados em que é mais difícil manter a distância física no atual cenário de pandemia de Covid-19, anunciou esta segunda-feira Graça Freitas.

"Muito brevemente, e depois de termos consultado os peritos nacionais e internacionais, vai sair uma orientação no sentido de que, quando as pessoas no exterior não conseguirem garantir para elas e para os outros a distância física recomendada, poderão e deverão usar máscara", disse a diretora-geral da Saúde, em conferência de imprensa.

"Se estiverem no exterior, mas distante de outras pessoas não faremos essa recomendação, sendo que as pessoas são livres de poderem utilizar máscara em todo o momento", sublinhou.

Graça Freitas considera que não se pode falar numa mudança de posição por parte da DGS, que manteve sempre uma "postura evolutiva em função do que vai sendo a avaliação do risco".

"Já preconizamos a utilização de máscaras ao ar livre em determinadas circunstâncias, quando não é possível manter e garantir distância física entre as pessoas. Ao ar livre a utilização de máscaras fará sentido se formos para sítios onde não consigamos garantir que ficamos longe de outros. Diferente é uma situação ao ar livre, no campo, num jardim, a horas em que não andam pessoas a passear", explica Graça Freitas.

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta para mais oito mortos e 623 infetados com Covid-19.

No total, Portugal tem neste momento 21.544 casos ativos da doença (mais 475 do que nas últimas 24 horas). É o maior número de casos ativos dos últimos quatro meses, altura em que a DGS adotou uma mudança de critério na definição dos recuperados.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    21 set, 2020 évora 16:05
    O melhor treino da propaganda nazi deste governo PS é a de enganar as pessoas em Portugal com o uso da máscara . Fazem-no para incentivar a população ao genocídio completo e a uma maior propagação da doença Cvid-19 . A melhor máscara do mercado até hoje feita no Mundo , a N95 , filtra com uma eficiência de de 95% partículas acima de 300nm . O Coronavírus tem entre 60nm a 140nm , com média de 125nm . Qualquer pessoa com a 4ª classe antiga ficará a saber que o vírus Covid-19 passa pelos orifícios das máscaras como de um Formula 1 a passar pelo Túnel da Mancha . Burros os Portugueses que acreditam nesta parvoíce da banha da cobra . Por mais máscara e desinfeção , o resultado da propagação do vírus em Portugal e pela Europa nesta alegada 2ª vaga , prova-se pelo excesso de confiança na propaganda CONTRA o MEDO para não enterrar a Economia dos países , mas com efeitos previsíveis devastadores a curto prazo . Para mais , estranha-se que a DGS não emita um comunicado sobre o máximo período de uso da mesma máscara , na média os fabricantes dizem ser de 3 a 4 horas , depois lixo . Portanto , esperem com a chegada do tempo frio a proliferação de bactéria e outros vírus na humidade do interior das máscaras e exterior pelo uso excessivo de horas junto da porta de entrada do humano para as infeções generalizadas . https://observador.pt/factchecks/fact-check-as-mascaras-so-protegem-do-virus-do-medo/ https://www.news-medical.net/health/The-Size-of-SARS-CoV-2-Compared-to-Other-Things.aspx

Destaques V+