Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Egito. Mais 14 sarcófagos com 2.500 anos descobertos na necrópole de Saqqara

20 set, 2020 - 15:54 • Lusa

A nova descoberta, feita na sexta-feira, soma-se à de outros 13 sarcófagos encontrados no mesmo local, há cerca de uma semana.

A+ / A-

As autoridades egípcias anunciaram, este domingo, a descoberta no fundo de um poço da necrópole de Saqqara, sudoeste do Cairo, de 14 novos sarcófagos com cerca de 2.500 anos.

Esta nova descoberta, feita na sexta-feira, soma-se à de outros 13 sarcófagos encontrados no mesmo local há cerca de uma semana, disse o Ministério das Antiguidades em comunicado.

Saqqara, que fica a 25 quilómetros a sul das pirâmides do planalto de Gizé, é uma vasta necrópole que abriga a famosa pirâmide do faraó Djoser, a primeira da era faraónica.

Este monumento, construído por volta de 2.700 antes de Cristo, por Imhotep, é considerado um dos mais antigos da superfície do globo.

As imagens dos sarcófagos bem preservados mostram padrões de castanho e azul, bem como vários sinais hieroglíficos.

Durante vários anos, as autoridades egípcias anunciaram regularmente descobertas arqueológicas, com o objetivo, entre outras coisas, de reavivar o turismo.

A participação do turismo na receita do país foi prejudicada pela instabilidade política e pelos ataques que se seguiram à revolução de 2011, que tirou Hosni Mubarak do poder e, mais recentemente, pela epidemia do novo coronavírus.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+