Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda direção proposta por Ventura para o Chega volta a ser chumbada

20 set, 2020 - 18:29 • Susana Madureira Martins , Inês Rocha

Depois de a primeira lista ter sido chumbada, Ventura apresentou aos militantes uma lista muito semelhante, com apenas um nome a mais. Depois de quase ter pedido a demissão, apresentou terceira lista - igual à anterior.

A+ / A-

A segunda direção proposta por André Ventura, na II convenção do Chega, voltou a ser chumbada.

Depois de, na primeira votação, a lista não ter sido aprovada, já que não conseguiu a maioria dos votos (teve 183 votos a favor e 193 contra), Ventura apresentou aos militantes uma lista muito semelhante, com apenas um nome a mais, Rui Paulo Sousa.

Desta vez, 219 favor 121 votaram contra. Ainda assim, de acordo com os estatutos do Chega, a lista proposta pelo líder precisava de obter dois terços dos votos.

Segundo o artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional do partido nacional populista, se não for obtido o voto de dois terços dos delegados "deve o presidente eleito da direção nacional submeter nova lista, no prazo máximo de duas horas, aos delegados eleitos à Convenção Nacional, para votação no menor espaço de tempo possível”.

“A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional”, estipula ainda o mesmo artigo.

André Ventura foi o último a colocar o seu voto na urna. Na mesa de voto, fonte da organização disse à Renascença que as urnas só encerrariam quando Ventura votasse.

Alguns dos delegados abandonaram a convenção ainda antes das novas votações - o que fez com que, na segunda ronda de votações, houvesse menos 36 votos.

Depois da votação, André Ventura dirigiu-se aos delegados. Esteve perto de pedir a demissão - mas recuou, após as reações efusivas da plateia, que gritou "Não!".

"Ventura vai em frente, tens aqui a tua gente", ouviu-se na tenda que alberga o evento.

Aparentemente emocionado, abraçou o presidente da mesa da convenção e anunciou a interrupção dos trabalhos, para constituir uma terceira lista.

A terceira lista, entretanto apresentada, é igual à anterior. O presidente da mesa da convenção disse mesmo aos delegados que “André Ventura não verga, nós que o conhecemos já sabemos”.

Luís Graça acrescentou, ironizando: “já marquei alojamento para a próxima semana”.

Os delegados regressaram então às votações, ao som de "Lovely Day", de Bill Withers.

A assistir aos avanços e recuos no processo de votação estiveram dois representantes da Casa Civil do Presidente da República - Rita Magalhães Colaço, secretária do Conselho de Estado, e o assessor político Nuno Sampaio. A representar o CDS-PP, esteve Pedro Pestana Bastos.

Depois de um dia em que a ausência de máscaras na Convenção foi notada, este domingo, a GNR esta tarde esteve no local a fiscalizar o uso de máscara e a identificar os incumpridores.

No início do mês, André Ventura arrecadou 99% dos votos na eleição para a liderança do partido, sendo que era o único candidato ao cargo.

Os resultados das eleições internas - nas quais votaram 40% dos militantes do universo de cerca de 11 mil que estavam habilitados - foram anunciados na sede do partido, em Lisboa, pelo presidente da Mesa da Convenção, Luís Graça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+