Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Convenção do Chega chumba direção proposta por Ventura

20 set, 2020 - 13:25 • Susana Madureira Martins , Marta Grosso

Eleito para a liderança há duas semanas em eleições diretas, o deputado vê-se agora obrigado a apresentar nova lista.

A+ / A-

Foi chumbada neste domingo, na II convenção do Chega, a direção proposta pelo presidente, André Ventura.

A demora em fazer anunciar os resultados das votações – mais de três horas de atraso – fazia perceber que algo estava a correr mal para André Ventura e confirmou-se, mal foi anunciada a votação da lista para a direção apresentada pelo líder do Chega.

“Votaram ‘sim’ na direção 183, votaram ‘não’ 193. A direção proposta por André Ventura não foi aprovada”, ouviu-se na tenda.

Ventura pediu depois a palavra, anunciando a apresentação de uma nova lista para a direção nacional.

“Atendendo a que fui eleito presidente do partido Chega há cerca de duas semanas, em eleições diretas, votadas por todos os militantes do partido, e visto que, regulamentarmente e estatutariamente, me compete a mim apresentar a direção nacional, queria pedir, logo que possível a suspensão dos trabalhos nos termos do regulamento, para que possa submeter uma nova lista à votação dos congressistas”, solicitou.

Se eventualmente não houver consenso nesta convenção para eleger a direção de Ventura, o partido pode adiar a questão levando-a a um conselho nacional.

De acordo com os estatutos do Chega, a lista proposta pelo líder precisava de obter dois terços dos votos, mas nem sequer conseguiu atingir a maioria.

Segundo o artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional do partido nacional populista, se não for obtido o voto de dois terços dos delegados "deve o presidente eleito da direção nacional submeter nova lista, no prazo máximo de duas horas, aos delegados eleitos à Convenção Nacional, para votação no menor espaço de tempo possível”.

“A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional”, estipula ainda o mesmo artigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+