Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pogacar, o novo rei do Tour

20 set, 2020 - 18:39 • Redação com Lusa

Jovem esloveno conquistou três camisolas na sua primeira Volta a França, depois de ter feito pódio na Vuelta da época passada.

A+ / A-

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) vence a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep).

Pogacar, de 21 anos, é o primeiro esloveno a conquistar o Tour e o ciclista mais jovem no pós-guerra a fazê-lo, e é acompanhado no pódio final pelo seu compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo a 59 segundos, e pelo australiano Richie Porte (Trek-Segafredo), terceiro a 3.30 minutos.

O jovem esloveno, que conquistou também a camisola da montanha e a camisola da juventude, deu a volta à tabela no contrarrelógio de sábado, em que transformou um atraso de 57 segundos num avanço de 59. O último ciclista a trazer estas camisolas todas para casa foi Eddy Merckx, o mítico campeão belga, em 1969.

A 21.ª e última etapa, uma ligação de 122 quilómetros entre Mantes-la-Jolie e Paris, foi ganha pelo camisola verde, Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep), com o tempo de 02:53.32 horas, diante do campeão do Mundo, o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), e do eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+