Tempo
|
A+ / A-

D. Anacleto Oliveira

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira assume funções na diocese de Viana do Castelo

19 set, 2020 - 10:15 • Marta Grosso com redação e Ecclesia

Depois da morte de D. Anacleto, a diocese viu-se forçada a escolher um novo administrador até que o Papa Francisco nomeie um sucessor.

A+ / A-

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira assume funções de administrador diocesano em Viana do Castelo, após a morte de D. Anacleto Oliveira, na sexta-feira. O bispo foi vítima de um trágico despiste de automóvel na A2, nas proximidades de Almodôvar.

Numa nota enviada à Renascença, lê-se que, "em conformidade com as normas do Código de Direito Canónico – Cân. 416, 419, 421 – decidiu o Colégio de Consultores da Diocese de Viana do Castelo eleger como Administrador Diocesano, o Reverendíssimo Monsenhor Sebastião Pires Ferreira", que aceitou o encargo.

A eleição, diz a nota, foi já comunicada a núncio apostólico em Portugal, monsenhor Ivo Scapolo, e vigora até que o Papa Francisco nomeie um sucessor para D. Anacleto Oliveira.

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira tem 76 anos de idade e foi ordenado padre em 1967, tendo sido nomeado vigário-geral da Diocese de Viana do Castelo em março de 1985.

Foi ainda delegado da Administração da Diocese aquando das saídas de D. Armindo Lopes Coelho (1997) e D. José Augusto Pedreira (2010).

O bispo D. Anacleto Oliveira faleceu na sexta-feira aos 74 anos, na sequência de um despiste de automóvel ao fim da manhã. Era o único ocupante da viatura.

Em nota enviada à Renascença, a diocese sublinha que em breve dará indicações sobre as cerimónias exequiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+