Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Anacleto Oliveira. Cerimónias fúnebres de segunda a quarta-feira em Viana do Castelo e Leiria

19 set, 2020 - 17:34 • Redação

Diocese de Viana do Castelo apela a "responsabilidade" na despedida a D. Anacleto Oliveira, que decorre em Viana do Castelo e Leira, entre segunda e quarta-feira da próxima semana, "cumprindo as normas da DGS".

A+ / A-

As cerimónias fúnebres de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo que morreu esta sexta-feira num acidente de viação, vão decorrer entre os dias 21 e 22 de Setembro, "com o fim de evitar constrangimentos desnecessários, e sempre seguindo as normas de saúde prescritas", anunciou a diocese de Viana do Castelo.

Na segunda-feira, ao final da tarde, são acolhidos na Sé de Viana os restos mortais de D. Anacleto. A partir das 22h30, reza-se a Oração de Completas, no local.

Na terça-feira de manhã, entre as 9h00 e as 14h00, há uma "oração livre dos fiéis", "cumprindo as normas da DGS", afirma a diocese, em comunicado.

Às 15h00, será celebrada uma missa presidida pelo arcebispo primaz de Braga, Jorge Ferreira da Costa Ortiga, na Sé de Viana do Castelo.

A cerimónia contará ainda com a presença dos restantes bispos da Conferência Episcopal Portuguesa, do presbitério da diocese de Viana do Castelo e dos representantes dos diversos movimentos eclesiais, assim como autoridades civis e militares, segundo os lugares disponíveis na Sé Catedral, explica o comunicado.

Já na quarta-feira, o corpo será levado para a Sé de Leiria, onde chegará às 10 horas. Às 15 horas, será celebrada nova missa exequial.

O corpo será sepultado no cemitério de Cortes, em Leiria, terra onde D. Anacleto nasceu.

A diocese de Viana de Castelo fez um apelo "a toda a família diocesana", para que "todas as manifestações de carinho decorram com a maior serenidade e responsabilidade". A igreja quer assim "dignificar" o estimulo que, durante 10 anos, foi a presença de D. Anacleto Oliveira" junto daquela instituição.

O colégio de consultores da diocese de Viana do Castelo elegeu, entretanto, monsenhor Sebastião Pires Ferreira como administrador diocesano interino até à nomeação, pelo papa Francisco, de um novo bispo de Viana do Castelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+