Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo. O pior já passou mas é preciso precaução

19 set, 2020 - 08:48 • Marta Grosso , Pedro Mesquita

Autoridade Marítima já alertou para uma subida abrupta do nível médio do mar ao longo da costa do continente.

A+ / A-

O pior já passou. Depois de uma sexta-feira de chuva e vento, o tempo começa a melhorar.

“O pior relativamente a este período de condições meteorológicas adversas está em dissipação, ou seja, está a afastar-se do território continental. A madrugada já foi mais calma”, refere à Renascença o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional da Proteção Civil, neste sábado de manhã.

Ainda assim, as autoridades registaram “33 ocorrências, maioritariamente no distrito de Leiria – ocorrências associadas à queda de árvores, queda de estruturas e inundações”, adianta.

A tempestade subtropical “Alpha” está, assim, a afastar-se de Portugal continental. Para este sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e descida da temperatura máxima nas mesmas regiões.

No Baixo Alentejo e Algarve, o céu deverá diminuir gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.

O vento também está mais moderado.

“Para o dia de hoje, ainda mantemos aguaceiros em especial na região Norte e Centro, pelo que as precauções se devem manter relativamente aos efeitos”, sublinha o comandante Pedro Araújo

Até porque, recorde-se, a Autoridade Marítima Nacional alerta para a subida acentuada do nível do mar ao longo do fim-de-semana. Avisa, no seu comunicado, que poderão ocorrer inundações e que a água pode alcançar, num curto espaço de tempo, zonas que aparentemente são seguras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+