Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Os adolescentes, as suas vidas, o seu futuro - Da Capa à Contracapa

Da Capa à Contracapa

Os adolescentes, as suas vidas, o seu futuro

19 set, 2020 • Marta Grosso , Ana Marta Domingues


A psicóloga Margarida Gaspar de Matos e o psiquiatra Daniel Sampaio têm a seu cargo, neste programa, a missão de peso de guiar pais, educadores e adultos em geral numa viagem ao fascinante mundo da adolescência.

É a idade dos porquês. Do armário. Da irreverência. Dos sonhos... Se descrever um adolescente não é fácil, definir a adolescência é quase impossível.

Mas queremos conhecê-los, compreendê-los. Por isso, esta semana, no Da Capa à Contracapa, a psicóloga Margarida Gaspar de Matos, autora do novo ensaio “Os Adolescentes, as suas vidas, o seu futuro!” e o psiquiatra Daniel Sampaio assumem a missão de guiar pais, educadores e adultos em geral numa viagem ao fascinante mundo da adolescência.

A conversa aborda o relacionamento entre pares e entre os joves e todos os que com eles se cruzam, passando pela violência no namoro e a escola.

"Há uma coisa muito importante que é ouvir o que eles [adolescentes] têm a dizer", sublinha Daniel Sampaio, que defende a criação de literacia em saúde mental - ou seja, mais conhecimento sobre saúde mental para se perceber os sinais de alarme.

O psiquiatra alerta ainda para as desiguldades que a escola online cria.

Margarida Gaspar de Matos chama a atenção para o facto de os jovens portugueses serem os que têm menos autonomia na Europa. São, por outro lado, também os que têm melhor comunicação com os pais e a família.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ouvir na Renascença aos sábados, às 9h30.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Ângelo Costa
    19 set, 2020 Aveiro 17:54
    Que grande momento de rádio, excelente reflexão e contributo para todos. Seria muito bom que existissem mais programas de rádio deste calibre com estes grandes convidados. Obrigado.