Tempo
|
A+ / A-

IPMA

Vento e chuva forte. Treze distritos do continente sob aviso amarelo

18 set, 2020 - 07:26 • Fátima Casanova , Sofia Freitas Moreira e Lusa

O IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento, em especial nas regiões do interior e possibilidade de queda de granizo.

A+ / A-

Treze distritos de Portugal estão, esta sexta-feira, sob aviso amarelo por causa do vento e da chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo devido à chuva (até às 18h00) e vento por vezes forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 85 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas (até às 21h00).

Os distritos de Portalegre e Évora estão sob aviso amarelo desde as 06h00 e até às 21h00 desta sexta-feira por causa do vento forte.

O mau tempo vai continuar nos próximos dias por causa da aproximação de depressões que estão a afetar a Península Ibérica.

Esta é uma situação típica do outono, que se aproxima, como diz à Renascença a meteorologista Angela Lourenço, que explica o fenómeno que está afetar o território. “Estas depressões trouxeram vento por vezes forte, chuva por vezes forte e probabilidade de trovoada. Tudo indica que não vai abranger todo o território".

Para o fim-de-semana é esperada uma ligeira melhoria das condições atmosféricas, “embora as regiões Norte e Centro terão sempre precipitação por vezes intensa e por vezes acompanhada de trovoada, especialmente no sábado”, conclui a meteorologista.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento, em especial nas regiões do interior e possibilidade de queda de granizo.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte e com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h), nas regiões Centro e Sul.

Nas terras altas, o vento será forte do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h, em especial nas regiões Centro e Sul.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 16 graus (na Guarda) e os 27 (em Braga e no Porto).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+