Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Migrantes que desembarcaram em Faro ficam à guarda do SEF até saírem do país

18 set, 2020 - 18:09 • Henrique Cunha

O grupo de homens, mulheres e crianças foi esta sexta-feira presente ao Tribunal Judicial de Faro por entrada e permanência irregular em território nacional.

A+ / A-

Vão ficar à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) os 28 migrantes oriundos do norte de África que, na passada terça-feira, desembarcaram na Ilha Deserta, em Faro, sendo intercetados pelas autoridades do Algarve.

Os migrantes foram esta sexta-feira presentes ao Tribunal Judicial de Faro por entrada e permanência irregular em território nacional.

O Tribunal determinou que os cidadãos ficam à guarda do SEF a aguardar os trâmites do processo de afastamento que lhes vier a ser instaurado pelo SEF.

Aos migrantes, 24 adultos do sexo masculino, três do sexo feminino, uma das quais grávida, e um menor, foram garantidas todas as necessidades básicas de alimentação e assistência médica e foram realizados testes à Covid-19, tendo dois deles testado positivo à Covid-19.

Por causa desse diagnóstico, os elementos do grupo irão permanecer em isolamento e quarentena profilática, respetivamente, cumprindo as determinações da Autoridade Regional de Saúde.

Os 28 migrantes chegaram numa pequena embarcação a motor à Ilha Deserta no passado dia 15 de setembro, sem documentos.

No local da interceção estiveram presentes a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e a Polícia Marítima, tendo todos os procedimentos sido desenvolvidos em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Câmara Municipal de Loulé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+