Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Dieselgate. Volkswagen não vai indemnizar os consumidores portugueses

18 set, 2020 - 10:43 • Fátima Casanova

Depois de já ter compensado clientes nos Estados Unidos, Austrália e Alemanha, o construtor automóvel alemão deixa outros consumidores europeus sem resposta.

A+ / A-

Cinco anos após o caso dieselgate, a Volkswagen (VW) respondeu à DECO PROTESTE sobre as indeminizações aos consumidores europeus, entre os quais se encontram 125 mil portugueses lesados.

Na carta enviada, e que a Renascença teve acesso, a VW revela que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os “processos judiciais em curso, alegando que nenhum cliente terá ficado prejudicado em termos de segurança, capacidade do veículo e/ou preço na revenda”.

Em Portugal, 125 mil pessoas ficaram lesadas e continuam sem indemnizações, contrastando com os Estados Unidos, Austrália e Alemanha, onde os clientes já foram compensados.

Em comunicado, a DECO PROTESTE “alerta para a desigualdade no tratamento de situações semelhantes e num mercado (europeu) que se quer único”.

A DECO PROTESTE continua a lamentar a falta de respostas e a desigualdade sublinhada pela VW, assumindo que “é hora de compensar todos os consumidores europeus e não só os alemães”, realçando ainda que em face desta posição autoritária e discriminatória não vão desistir e que “as ações judiciais que correm nos demais países europeus - com destaque para Portugal, Espanha, Bélgica e Itália (do grupo Euroconsumers) – continuarão até todos os consumidores serem compensados de forma justa pelo engano de que foram vítimas.”

A 19 de setembro de 2015, a Volkswagen foi acusada de ter instalado ilegalmente um software nos seus veículos para reduzir artificialmente as emissões de monóxido de azoto durante os testes de emissões. O grupo alemão assumiu a sua responsabilidade, sucederam-se demissões, mas agora recusa-se a compensar todos os clientes abrangidos pelo caso dieselgate.

No total, foram afetados 11 milhões de veículos do grupo Volkswagen, sendo que oito milhões se encontram na Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 set, 2020 Lisboa 11:50
    Não é só desigualdade, é estarmos na mão da AutoEuropa como exportador top, e sujeitos à nossa fraqueza nesse ponto, e à chantagem dos "boches". Estivesse cá a giga fábrica da Tesla ou outros rivais de peso e as contas eram diferentes....

Destaques V+